São Paulo, sábado, 14 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trabalhos de Ivo vão do sutil ao enérgico

DA REPORTAGEM LOCAL

Gonçalo Ivo, 48, outro artista revelado na mostra "Como Vai Você Geração 80?", volta a São Paulo para uma exposição individual na Dan Galeria, que é aberta hoje para convidados. Radicado em Paris desde 2000 e sem expor em São Paulo desde 2003, quando uma série de aquarelas foi exibida no Instituto Moreira Salles, Ivo reúne duas pinturas a óleo, além de dez têmperas e uma dezena de objetos escultóricos.
Filho do escritor Lêdo Ivo, o pintor viveu em sua infância num ambiente familiar povoado de intelectuais, que freqüentavam seu apartamento no bairro de Botafogo, Rio.
"Em muitas tardes, meu pai me deixava na casa do Iberê Camargo [pintor brasileiro, 1914-1994]. Eu o observava trabalhando em seu ateliê, pintando.
Ele tinha um gênio fortíssimo, mas comigo era bem tranqüilo", conta Ivo, que também destaca a convivência com Lygia Clark (1920-1988) e Ione Saldanha (1919-2001), entre outros. E a pintura de Ivo herda, nos óleos, a forte gestualidade de Iberê mas também exibe tons mais delicados em suas têmperas. "A intensidade da cor e do gesto é determinada pela energia da situação. Posso ir de um trabalho de colagens de folhas de ouro, mais artesanal, à produção mais enérgica de telas de grande tamanho", avalia ele.
Nos objetos escultóricos, ele utiliza madeira encontrada nas cercanias de seu ateliê em Teresópolis (RJ) ou produzida especialmente para os trabalhos.
"Calcino o material e vou achando formas que me interessam nessa queima. Em uma das obras, abdiquei da cor e fiz desenhos na madeira, que, com o tempo, muda e altera o objeto como foi concebido", diz ele, que neste ano também vai expor no Rio, no Museu Nacional de Belas Artes. (MARIO GIOIA)

OBRAS RECENTES - GONÇALO IVO
Quando:
abertura hoje, às 10h (convidados); de seg. a sex., das 10 às 19h; sáb., das 10h às 13h; até 12/5
Onde: Dan Galeria (r. Estados Unidos, 1.638, SP, tel. 0/xx/11/3083-4600)
Quanto: entrada franca


Texto Anterior: Por que ver
Próximo Texto: Espetáculo faz Ofélia renascer das águas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.