São Paulo, sábado, 14 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

História

Série mostra arquitetura dos impérios

DA REPORTAGEM LOCAL

O Império Maia durou cerca de 650 anos e ficou conhecido por sua incrível arquitetura e astronomia avançada.
Suas pirâmides, cujas evidências arqueológicas mostram ter sido edificadas há 3.000 anos, ainda podem ser vistas na região em que hoje estão Guatemala, Honduras e sul do México.
Mesmo que as cidades maias estivessem dispersas na diversa geografia da América Central, parecia não haver planejamento arquitetônico: as cidades foram construídas de uma maneira desordenada, como ditava a topografia e declive do lugar. A arquitetura tentava integrar as características naturais dos terrenos de construção.
Esses templos gigantescos serviam de palco para sacrifícios humanos que, segundo a religião maia, agradavam aos deuses. O episódio "Os Maias", que o canal pago History Channel exibe amanhã, às 21h, viaja pelas ruínas dessa civilização que nunca chegou a desaparecer completamente.
O programa faz parte da série "Construindo um Império", que nasceu do sucesso do especial "Roma - Construindo um Império", ganhador de dois Emmy em 2006.
Nas próximas semanas, a série se dedica a falar sobre as invasões napoleônicas e seus símbolos e sobre a construção da Grande Muralha da China.


CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - OS MAIAS
Quando:
amanhã, às 21h
Onde: History Channel


Texto Anterior: Crítica/erudito: Com convidados alemães, Osesp faz bom retorno a SP
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.