São Paulo, terça-feira, 14 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

Em 11 anos, outra ficção será desmoralizada

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O ano de 2020 está chegando e estamos prestes a desmoralizar outra ficção científica com data marcada: "No Mundo de 2020" (TCM, 1h50; não indicado a menores de 12 anos).
Desmoralizar, vírgula, porque "1984" até que não estava tão fora de esquadro assim. Tirando a suposição de que todo o controle sobre a população viria do comunismo, o resto -os controles cada vez mais opressivos sobre a individualidade- progride alegremente em nosso mundo.
Não é tão provável que isso aconteça com o mundo de 2020, isto é, que daqui a 11 anos estejamos todos reduzidos a uma dieta exclusiva de estranhos biscoitos verdes -o modo como é feito o biscoito encerra boa parte do encanto do filme.
Mas a ideia de controle monopolístico do mundo e do aumento da distância entre classes -fantasmas com que nos acena o trabalho de Richard Fleischer- estão longe de ser descartados. Ou antes, a crise atual parece arrefecer essas tendências, mas elas estão aí.


Texto Anterior: Televisão/Novela: Folhetim da Record tem máfia e amor
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.