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Ska
Skatalites contam em CDs a saga do ritmo jamaicano
SÉRGIO MARTINS
especial para a Folha
Dois lançamentos são importantes para se entender que o ska está
além de modismos ou bandas que
tenham loiras como vocalista: são
eles "Foundation Ska" e "Ball of
Fire", ambos do grupo Skatalites.
Essa trupe esteve por trás dos
grandes artistas da Jamaica e sua
dissolução fez crescer ritmos como rock steady e o reggae.
A banda era formada por músicos de jazz, que no final dos anos
50 e início dos anos 60 viram seu
ganha-pão minguar com o surgimento dos sound-systems (espécie de discoteca ambulante, equivalente às radiolas do Maranhão).
Sem espaço para tocar seu estilo
musical preferido, investiram em
bailes regados a rhythm "n' blues
americano. Do cruzamento desses
dois estilos musicais nasceu o ska.
A banda era formada pelos guitarristas Jah Jerry, Ernest Ranglin
(apenas em estúdio) e Harold
McKenzie, Lloyd Knibbs e Lloyd
Brevett (bateria e baixo, respectivamente), o pianista Jackie Mittoo
e os metais de Tommy McCook,
Roland Alphonso e Lester Sterling
(todos saxofone) e Johnny "Dizzy"
Moore (trompete). O destaque era
o trombonista Don Drummond,
apreciado por grandes nomes do
jazz americano -como a cantora
Sarah Vaughan-, mas cujo fim
trágico abortou a carreira dos Skatalites.
"Foundation Ska" aborda o período mais criativo da banda,
quando ela estava a serviço do
produtor Clement "Coxsone"
Dodd. Os Skatalites se dividiam na
criação de faixas dançantes no trabalho de banda da casa. Drummond era o diretor musical dos artistas, fazendo-os ensaiar até que
estivessem no ponto.
A época áurea da banda durou
até a prisão de Don Drummond. O
gênio e maestro dos Skatalites foi
também um dos primeiros músicos jamaicanos a abraçar a filosofia rastafari, mas era doido de carteirinha. Um dia, após uma discussão áspera com a namorada, a
dançarina de cabaré, Marguerita,
ele retalhou a menina a navalhadas. Preso e confinado numa instituição para doentes mentais, ele
morreu em 1969.
A morte de Drummond precipitou o fim dos Skatalites. O grupo
passou as décadas seguintes recebendo homenagens até se unir novamente nos anos 60. Solta alguns
discos, nem sempre com sua formação histórica. O mais recente
deles é "Ball Of Fire", que pelo menos traz Lester Sterling, Rolando
Alphonso, a seção rítmica formada por Lloyd Knibb e Lloy Brevett
e a guitarra de Ernest Ranglin.
O CD abre com versão original
para "James Bond Theme", que dá
de dez a zero nas releituras modernosas. Os Skatalites homenageiam
o patrono Drummond em "Ball Of
Fire" e brincam com ritmos caribenhos em "Latin Goes Ska".
Se pelo menos não traz nenhuma novidade sonora (apesar dos
solos de Ranglin serem uma atração à parte), os Skatalites se mantêm fiéis aos dogmas de início de
carreira: produzem músicas para
dançar, com alguns dos grooves e
metais mais federais ouvidos na
história do reggae. E numa época
em que as paradas "ska" são dominadas por nulidades como No
Doubt ou alguma picaretagem
sueca isso ainda vale - e muito.
Sérgio Martins é editor da revista Showbizz.
Discos: "Fundation Ska" e "Ball of Fire", dos
Skatalites
Quanto: R$ 44 e R$ 22, respectivamente,
em média
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