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Ranglin luta por raízes da Jamaica
especial para a Folha
Comentar um disco de Ernest
Ranglin é uma boa ocasião para
lembrar o folclórico Mário Américo. Podemos imaginar esse jamaicano sessentão, lenda da guitarra
reggae, dizendo: "Com essas "mão'
já salvei muitos "craque'!".
Dono de um currículo invejável,
que inclui participações em discos
de Skatalites, Bob Marley e até
mesmo coletâneas de jazz (a série
"Rebirth of the Cool"), Ranglin está lançando "Memories of Barber
Mack". É mais uma luta para resgatar as raízes musicais da Jamaica, hoje corroída por batidas eletrônicas e DJs libidinosos.
No álbum, o guitarrista destaca
uma das primeiras manifestações
musicais da ilha, o mento, nascido
do cruzamento de ritmos como
calipso com as "canções de trabalho" entoadas pelos escravos.
Ranglin atribui a invenção do
gênero a Barber Mack, um barbeiro de profissão e músico nas horas
vagas, que perambulou por várias
ilhas do Caribe até aportar em
Kingston nos anos 40. E que incrementou o ritmo com grooves e batidas aprendidos nesses outros locais, até se transformar num dos
heróis esquecidos pelo tempo. O
mento de Barber Mack, porém,
ressurge por inteiro nas "mão" de
Ernest Ranglin, que coloca canções na batida criada por seu ídolo
e investe em material próprio.
Da primeira parte destacam-se
"Stop That Train", clássico do repertório de Derrick Harriot que os
Wailers incluiriam em seu repertório anos mais tarde; "For Juni"
(do Junior Byles) e "Mountain
Breeze", melodias simples reforçadas por efeitos típicos do dub.
Ernest também se destaca em
suas próprias composições. Mostra o caminho da pedras para os
produtores de hoje ao recriar temas de dancehall ("Dancehall Fever"), emenda outra homenagem
a Barber (na faixa-título, que traz
um belo solo de piano de Jon Williams) e recicla um groove vencedor do trio inglês Aswad ("Five
Thirty", conhecida anteriormente
como "Promised Land").
(SM)
Onde encontrar: Nuvem Nove Discos (r.
Clodomiro Amazonas, 116, Itaim, tel.
011/820-7051)
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