São Paulo, terça, 14 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ranglin luta por raízes da Jamaica

especial para a Folha

Comentar um disco de Ernest Ranglin é uma boa ocasião para lembrar o folclórico Mário Américo. Podemos imaginar esse jamaicano sessentão, lenda da guitarra reggae, dizendo: "Com essas "mão' já salvei muitos "craque'!".
Dono de um currículo invejável, que inclui participações em discos de Skatalites, Bob Marley e até mesmo coletâneas de jazz (a série "Rebirth of the Cool"), Ranglin está lançando "Memories of Barber Mack". É mais uma luta para resgatar as raízes musicais da Jamaica, hoje corroída por batidas eletrônicas e DJs libidinosos.
No álbum, o guitarrista destaca uma das primeiras manifestações musicais da ilha, o mento, nascido do cruzamento de ritmos como calipso com as "canções de trabalho" entoadas pelos escravos.
Ranglin atribui a invenção do gênero a Barber Mack, um barbeiro de profissão e músico nas horas vagas, que perambulou por várias ilhas do Caribe até aportar em Kingston nos anos 40. E que incrementou o ritmo com grooves e batidas aprendidos nesses outros locais, até se transformar num dos heróis esquecidos pelo tempo. O mento de Barber Mack, porém, ressurge por inteiro nas "mão" de Ernest Ranglin, que coloca canções na batida criada por seu ídolo e investe em material próprio.
Da primeira parte destacam-se "Stop That Train", clássico do repertório de Derrick Harriot que os Wailers incluiriam em seu repertório anos mais tarde; "For Juni" (do Junior Byles) e "Mountain Breeze", melodias simples reforçadas por efeitos típicos do dub.
Ernest também se destaca em suas próprias composições. Mostra o caminho da pedras para os produtores de hoje ao recriar temas de dancehall ("Dancehall Fever"), emenda outra homenagem a Barber (na faixa-título, que traz um belo solo de piano de Jon Williams) e recicla um groove vencedor do trio inglês Aswad ("Five Thirty", conhecida anteriormente como "Promised Land"). (SM)

Onde encontrar: Nuvem Nove Discos (r. Clodomiro Amazonas, 116, Itaim, tel. 011/820-7051)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.