UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEO

Reeves diz não entender teoria da trilogia

Divulgação
Keanu Reeves, à esq. e no alto, como o herói Neo, principal esperança humana na guerra para libertar a Terra do controle das máquinas


FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LOS ANGELES

Leia, abaixo, trechos da entrevista com Keanu Reeves, que interpreta o personagem Neo.
 

Folha - Você entende a filosofia da trilogia?
Keanu Reeves -
Não se for para explicar literalmente em tom de revelação, como chegar ao final do filme e dizer "aqui jaz a resposta". Mas se existe alguém que compreende o sentido do filme como um todo, provavelmente são Andy e Larry, ou, pelo menos, eles acham que entendem.

Folha - Será que Neo é real ou será outra criação da Matrix?
Reeves -
Eu acho que em termos de representação, os irmãos não tendem a fazer filmes suspense do tipo "whodunit". Não é como aquele filme em que o garoto lá para o final da história revela: "eu vejo gente morta", sabe? [refere-se a "O Sexto Sentido"]. Você assiste a esse tipo de filme e de repente o personagem vem e diz: "ah, a propósito, eu vejo gente morta". Não, eles não fazem esse tipo de cinema. Em suma, minha resposta para a sua pergunta é não. Não acho que é um filme no modelo caixas dentro de caixas.

Folha - Qual a diferença entre o primeiro e o segundo filme no que diz respeito às cenas de luta?
Reeves -
Eu acho que existe mais diálogo em "Reloaded". Um dos talentos dos irmãos está em compor cenas espetaculares intercaladas por diálogos brilhantes.


Texto Anterior: Morfeu: "Segundo filme é sobre a vida"
Próximo Texto: Diretor de Cannes defende "cinema de equilíbrio"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.