UOL


São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEBATE

Jornalistas analisam cobertura da guerra

DA REPORTAGEM LOCAL

A cobertura da guerra no Iraque será tema de um debate hoje, entre os correspondentes Carlos Fino, da TV estatal portuguesa RTP, e Sérgio Dávila, da Folha.
Os dois, que estavam em Bagdá durante o conflito, falarão sobre a rotina de trabalho na guerra e as restrições impostas à imprensa por Saddam e pelo Pentágono.
"Mídia e Guerra: Cobertura Imparcial?", que será transmitido pela Rede SescSenac de TV (leia abaixo), terá a mediação de Heródoto Barbeiro, da rádio CBN.
Participam também do encontro os jornalistas Carlos Eduardo Lins da Silva, do "Valor", e Moisés Rabinovici, que cobriu a Guerra do Golfo para o "Estado".

Furo jornalístico
Carlos Fino passou três meses em Bagdá e ganhou notoriedade por ter sido o primeiro correspondente a entrar no ar ao vivo, com os primeiros bombardeios a Bagdá. As imagens foram acompanhadas na TV aberta brasileira, já que a Cultura retransmitia a RTP naquele exato momento, e nas fechadas DirecTV e Sky, que oferecem o canal aos assinantes.
Por essa razão, o repórter está passando uma semana no país, para uma verdadeira "maratona" de entrevistas e debates. A estréia foi anteontem, no "Roda Viva".
No programa da Cultura, ele falou também de sua experiência como correspondente na União Soviética. Contou que, em 1982, foi espancado pela polícia secreta e teve de passar 17 dias internado.
Já Dávila cobriu o ataque ao World Trade Center, em Nova York, e foi o único repórter brasileiro presente na capital iraquiana nos primeiros dias da guerra.
(LAURA MATTOS)


MÍDIA E GUERRA: COBERTURA IMPARCIAL?. Quando: hoje, das 10h às 12h, no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, SP). Entrada gratuita. Transmissão ao vivo pela Rede SescSenac (NET em SP, Brasília e Rio) ou pela internet (www.globo.com/gmc, www.bibliotecamultimidia.org.br e www.itaucultural.org.br). Sábado, dia 17, às 10h, pela rádio CBN (em SP, AM 780 KHz e FM 90,5 MHz).


Texto Anterior: Análise: Artista transferiu tecnologia da Europa
Próximo Texto: Marcelo Coelho: A gravidade das imagens
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.