São Paulo, sexta-feira, 14 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ampliado, festival de Campos terá mais atrações

41º edição do evento de música erudita traz Sinfônica do Estado como residente e 80 concertos no mês de em julho

Convidados internacionais e brasileiros, como Nelson Freire e Roberto Minczuk, se apresentarão em Campos do Jordão e em São Paulo


IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Aumento do número de apresentações em São Paulo, duração ampliada em uma semana, orçamento incrementado: essas são as principais novidades do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão na era pós-Minczuk.
Ano passado, o último dos seis em que o evento esteve sob a direção artística de Minczuk, o orçamento estava na casa de R$ 5,3 milhões. Agora, o valor subiu para R$ 6,5 milhões.
Agendada para o período entre 3 de julho e 1º de agosto, a 41ª edição do evento vai atender 170 bolsistas em sua parte pedagógica e terá como tema: "A Música e seus Diálogos". Onze dos 80 concertos devem ocorrer na capital do Estado, em espaços como o Sesc Vila Mariana e a Sala São Paulo.
A Osesp será a orquestra residente, incrementando sua participação no evento: além de tocar na abertura, sob a regência de Carlos Kalmar e com solo do flautista suíço Emmanuel Pahud, a sinfônica se apresenta ainda sob a batuta de Yan Pascal Tortelier, Frank Shipway e Alex Klein. Além disso, seis grupos de câmara da orquestra fazem apresentações gratuitas.
Roberto Minczuk também estará presente, com sua orquestra carioca, a OSB, realizando a "Terceira Sinfonia" de Mahler. O evento tem outros brasileiros, como a Filarmônica de Minas Gerais e a Sinfônica Municipal de São Paulo.
As atrações internacionais trazem grupos de ponta de diversas áreas, desde a Akademie für Alte Musik Berlin, com música antiga e instrumentos de época, até o Quarteto Arditti, com repertório contemporâneo, passando pelo violino "crossover" de Gilles Apap.
Os bicentenários de nascimento de Chopin e Schumann serão celebrados em recitais de Nelson Freire, Cristina Ortiz, Arnaldo Cohen, Zbigniew Raubo e Caio Pagano. Fabio Zanon também se fará presente, e Antonio Meneses estreia duo com a pianista Maria João Pires.


Texto Anterior: Lagerfeld faz ode aos 70 e a Saint-Tropez
Próximo Texto: 63º Festival de Cannes: Amalric abre disputa com "anarquia"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.