São Paulo, segunda-feira, 14 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA POP

Kate Nash arrisca e vai da psicodelia à new wave

Aos 22 anos, cantora inglesa lança segundo disco e mostra-se madura

THIAGO NEY
DE SÃO PAULO

A inglesa Kate Nash apareceu para o mundo pop em 2007, na esteira do sucesso da conterrânea Lily Allen. Duas cantoras criadas via YouTube, MySpace, redes sociais. Muitos perguntavam se elas iriam durar. Duraram.
Enquanto Allen curte férias após o lançamento de dois discos, Nash reaparece no noticiário com seu segundo álbum, "My Best Friend Is You", que sai, por enquanto, apenas no exterior.
Nash surgiu em momento em que a indústria, motivada por Allen e Amy Winehouse, estava atrás de vozes femininas. Assim vieram também Duffy e Adele, entre outras.
Se no início Nash se apoiava num pop simples, até singelo, para acompanhar suas letras irônicas, em "My Best Friend Is You" ela -ainda bem- arrisca mais.
Chamou para produzir o CD Bernard Butler (ex-Suede). Ele coloca sobre canções como "Do-Wah-Doo", "Kiss that Girl" e "I've Got a Secret" pitadas de psicodelismo, de soul e de new wave. Diferentemente do primeiro, "My Best Friend..." soa maduro -no bom sentido.
Maturidade é o que não encontramos no Crystal Castles, dupla canadense de electro-rock. A música do duo era propositalmente primal, inconsequente. Tudo por meio de sintetizadores rápidos e violentos.
O tempo está no passado porque no segundo disco (homônimo) eles, felizmente, ampliam um pouco o foco. Canções como "Celestica" e "Baptism" formam uma paisagem menos brutal, mais sutil, detalhista.
Se Kate Nash e Crystal Castles chegam com sucesso ao segundo álbum, o quarteto americano The Drums posiciona-se como uma das boas surpresas do ano no pop.
O primeiro disco, homônimo, guarda canções que vão da energia roqueira, da urgência pós-punk, ao puro divertimento radiofônico, como em "Down By the Water".


Texto Anterior: Para editoras, blogueira erra no tom da ação
Próximo Texto: Crítica - Soul: Rainha do novo soul retoma a ousadia e o suingue da estreia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.