São Paulo, quarta-feira, 14 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itália dá adeus ao fotógrafo Di Palma

DA REPORTAGEM LOCAL

Contou com honras de Estado o enterro do fotógrafo de cinema Carlo di Palma, em Roma, sua cidade natal, na última segunda.
Antes de se tornar colaborador freqüente do diretor norte-americano Woody Allen, Di Palma construiu uma carreira ao lado de grandes nomes do cinema italiano, iniciada como técnico de Luchino Visconti em "Obsessão" (1943). Dois anos mais tarde, já assinava a direção de fotografia de "Roma Cidade Aberta", de Roberto Rossellini.
Foi fotógrafo de Mario Monicelli ("O Incrível Exército de Brancaleone", 1965), Michelangelo Antonioni ("Depois daquele Beijo", 1967), Ettore Scola ("Ciúme à Italiana", 1970) e dirigiu três títulos, todos estrelados por Monica Vitti. Da parceria com Allen, mantida ao longo dos anos 80 e 90, assina a fotografia de 12 filmes, entre eles "Hannah e Suas Irmãs" (1986), "A Era do Rádio" (1987), "Tiros na Broadway" (1994), "Todos Dizem Eu te Amo" (1996) e "Desconstruindo Harry" (1997).
Para o diretor brasileiro Bruno Barreto, Di Palma fotografou, em 1983, a adaptação da "Gabriela" de Jorge Amado para o cinema. O filme tem o ator italiano Marcello Mastroianni (1924-1996) no papel do "seu" Nacib seduzido pelos encantos da Gabriela vivida por Sônia Braga.
Referindo-se à perenidade da obra do fotógrafo, o prefeito de Roma, Walter Veltroni, afirmou para as quase 300 pessoas que acompanhavam seu enterro: "Carlo foi e continuará sendo um grande artista".
Di Palma tinha 79 anos e estava doente há bastante tempo, segundo a imprensa italiana, que não precisou a causa da morte.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Cinema: Festival de Brasília começa com ataques a fast food
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: Sharon Stone vai fazer "Instinto Selvagem 2"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.