São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

Peixes inspiram Pedro Lourenço

ALCINO LEITE NETO
EDITOR DE MODA

VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

O estilista Pedro Lourenço fez ontem um exuberante desfile de despedida da SPFW. A inspiração veio de uma pesquisa sobre peixes miméticos -capazes de mudar de cor e de formato para afastar os predadores ou atrair as presas. A idéia resume o espírito da coleção e, de certa forma, a imagem feminina criada pelo designer nos seus dois anos de desfiles na SPFW: figuras ambíguas que podem ser duras e austeras ou delicadas e sedutoras.
Pedro abriu o desfile com uma boa seqüência de looks curtíssimos, com capuzes e vestes que lembravam as malhas de metal usadas por soldados na Idade Média. As golas e decotes apareceram adornados com escamas transparentes. As mulheres-peixe do estilista ganharam leveza, com seus corsets sensuais e pantalonas fluidas, e revelaram sua porção sereia com vestidos em laranja vibrante e framboesa.
A silhueta, de arquitetura requintada, oscilou entre os rigores formais aristocráticos, que vêm da última coleção de inverno do estilista, e a feminilidade da Dior nos anos 50. Pedro, 16, vai se afastar do circuito para estudar artes plásticas em Paris, e é um dos principais talentos da moda brasileira.
Na seqüência do segundo dia de desfiles da temporada verão-2007 da SPFW, Alexandre Herchcovitch apresentou sua coleção para a Cori, inspirada nos anos 20. As franjinhas do charleston apareceram em simpáticos macaquinhos ou camufladas em minivestidos de seda. Os pontos altos foram os looks em jacquard brocado com estampa digital e as peças com estampas bordadas em canutilhos.
Com a apresentadora Angélica na passarela, Carlos Tufvesson fez seu retorno à SPFW. Apostando em uma cartela de cores de beges, brancos e pretos, o estilista apresentou vestidos vaporosos, bem ao gosto duvidoso de suas clientela famosa, com muitas estrelas globais.


Texto Anterior: São Paulo Fashion Week: Medo de ataques afeta semana de moda
Próximo Texto: Erudito na moda: Crises de pânico e vaias coletivas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.