São Paulo, quinta-feira, 14 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grupo belga recria glamour de cena gay dos anos 1970

Após passar por Rio Preto, Les Ballets C de la B leva espetáculo ao Sesc Pinheiros, em SP

GUSTAVO FIORATTI
ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (SP)

Vanessa van Durme, 63, atriz transexual belga da pequena cidade de Gent, se lembra com saudade da cena gay dos anos 1970, abrilhantada por drag queens e amigos travestis que se aposentaram quando viram seus bares favoritos darem lugar a lojas de grandes marcas.
Os antigos colegas acabaram cada um(a) em um canto. Até que Vanessa teve a ideia de se reunir novamente a eles(as) em um espetáculo.
Os diretores Alain Platel e Frank van Laecke, do grupo Les Ballets C de la B, uma das mais conhecidas companhias belgas de dança, compraram a ideia. "Gardenia" estreou em 2010.
Após um ano de estrada, o espetáculo passou nesta semana pelo Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. E agora vai ao Sesc Pinheiros para sessões amanhã e no sábado.
Na abertura, com versão dark da música "Somewhere over the Rainbow", nove atores se apresentam de terno. Por baixo desse figurino, há um segundo, mais feminino, mais cheio de cores.
O desfile e a troca de roupa dão ritmo ao balé de movimentos comedidos, cuja morosidade contrasta com a vitalidade de dois bailarinos mais jovens -um homem e uma mulher. "Este é um espetáculo sobre a aceitação da sexualidade, da velhice", resume Vanessa.
Ela conta que não suporta mais andar de salto alto, que o faz em cena por trabalho.
Diz que baladas estão fora de cogitação. E que a geração anos 2000 padece de uma "síndrome da eficiência".
"Penso em um espetáculo e no dia seguinte a planilha de custos está lá em cima da mesa. Isso é muito, muito, muito entediante", avalia.
Vanessa assume seu show como uma obra nostálgica. Faz homenagens ao glamour dos velhos tempos e também às grandes divas, como Marlene Dietrich e Liza Minelli.

O jornalista GUSTAVO FIORATTI viajou a convite do festival

GARDENIA

QUANDO amanhã e sáb., às 21h
ONDE teatro Paulo Autran - Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 0/xx/11/3095-9496)
QUANTO de R$ 8 a R$ 32
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Teatro: Philippe Genty estreia peça no Municipal
Próximo Texto: Crítica/Drama: Atores exibem talento em contradança melodramática
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.