São Paulo, quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Walmor Chagas é premiado por conjunto da obra em Gramado

SILVANA ARANTES
ENVIADA ESPECIAL A GRAMADO (RS)

Prêmios são acontecimentos traiçoeiros. Habituado a eles, o ator Walmor Chagas, 76, ponderou sobre o valor do troféu Oscarito que o 36º Festival de Gramado lhe deu, anteontem. "Estou felicíssimo, um pouco até encabulado, porque não sei se a obra cinematográfica que fiz merece um prêmio", diz Chagas.
Com diversos filmes no currículo, Chagas conta apenas dois como protagonista -"São Paulo S.A." (1965), de Luiz Sérgio Person, e "Valsa para Bruno Stein" (2007), de Paulo Nascimento. Ele também fez o papel principal de "Um Homem Célebre" (1974), de Miguel Faria Jr., mas acha que o filme não foi o que deveria ter sido.
A homenagem em Gramado fez o ator recordar sua voluntária saída de cena, em 1970, depois de viver "Hamlet" no teatro, papel que lhe valeu o Molière. O prêmio não aplacou a decepção de Chagas com o próprio desempenho. "Era uma insatisfação pessoal, artística."
Ele fez o caminho de volta ao Rio Grande do Sul, de onde saíra aos 22, para seguir a carreira em São Paulo. Comprou um piano, foi morar no sítio do pai e estudou textos de Camões até concluir que, na frustração que teve com "Hamlet", "o problema era de Shakespeare", ou melhor, era encená-lo em outra língua que não o inglês, tirando a musicalidade do texto.
Depois de repassar suas memórias, Chagas subiu ao palco do Palácio dos Festivais e recebeu seu Oscarito. Diante da platéia, que o aplaudia de pé, levou a mão ao peito e espirou.
"É uma sensação estranha, emocionante", disse. "Quis ser ator de cinema. Aos 34, me convidaram para meu primeiro filme. Fiz os filmes que fiz, com o cinema acontecendo tão esporadicamente na minha vida. Agora vocês me dão essa certeza de que tudo pode acontecer, até você sonhar em ser ator e se transformar num ator."


Texto Anterior: Feira terá descontos de 30% nos livros
Próximo Texto: Música: Depois de tocar em SP pela 1ª vez, Josh Rouse vai a Natal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.