São Paulo, sexta, 14 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greenaway satiriza listas da imprensa

BRUNO GARCEZ
da Reportagem Local

Em 1977, a sonda Voyager foi ao espaço levando uma lista de imagens e de gravações que, no entender dos cientistas da Nasa, representavam a Terra. Havia desde fotos da fauna e da flora do planeta, até músicas de Bach e dos Beatles.
Segundo o cineasta Peter Greenaway, diretor de filmes como "O Bebê Santo de Mâcon" e "A Barriga do Arquiteto", a lista criada pela Nasa foi arbitrária. "Os demais habitantes da Terra não foram consultados", afirma.
Daí, ele ter decidido criar a sua própria relação de objetos que poderiam representar o planeta, que surge em cena na ópera "100 Objetos para Representar o Mundo", escrita pelo diretor, que será exibida hoje em São Paulo.
Trazendo objetos como "barriga", "vaca" e "Adão e Eva", a relação de cem coisas começa com "O Sol" e termina com "Gelo". O cineasta não pretende que a relação seja levada a sério.
"É um exercício lúdico, uma sátira às várias listas que a imprensa está criando no fim do milênio", diz.
A ópera, co-dirigida pela diretora teatral holandesa Saskia Boddeke, não apresenta uma narrativa clássica. O narrador Thrope, o misantropo, que representa o bem, apresenta para Adão e Eva um catálogo de tudo que a humanidade realizou. O contraponto a Thrope é a serpente, a encarnação do mal.
No espetáculo, que traz música pré-gravada, há projeções de 750 imagens em telões posicionados no palco. Além da ópera, São Paulo está abrigando também uma exposição com pinturas realizadas por Greenaway e um festival com filmes e vídeos do diretor.


Ópera: 100 Objetos para Representar o Mundo Onde: Sesc Vila Mariana (rua Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 011/ 5080-3000) Quando: hoje, amanhã e segunda, às 21h; domingo, às 18h30 e às 21h Quanto: R$ 20 e R$ 10 (estudantes, comerciários e usuários do Sesc Vila Mariana)
Evento: Exposição de pinturas Quando: até segunda-feira; hoje e segunda, das 13h30 às 21h30, e sábado e domingo, das 10h30 às 21h Onde: Sesc Vila Mariana
Quanto: entrada franca
Mostra: Filmes e vídeos Quando: até o próximo dia 19 Onde: Estação Vitrine (r. Augusta, 2.530, tel. 011/853-7684) Quanto: entrada franca Patrocinadores: Petrobrás, Centro Cultural Banco do Brasil e Sesc



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.