São Paulo, sábado, 14 de setembro de 2002

Texto Anterior | Índice

GRANDE PRÊMIO BR

Filmes de 2001 são premiados durante cerimônia em que Academia Brasileira oficializou sua criação

"Bicho de Sete Cabeças" leva sete troféus

ENVIADA ESPECIAL AO RIO

Premiando em retrospectiva a produção brasileira de 2001, o GP BR de Cinema consagrou "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzki, que recebeu sete troféus; sublinhou o apuro técnico da superprodução "O Xangô de Baker Street", de Miguel Faria Jr, com três prêmios; e deu a "Lavoura Arcaica", de Luiz Fernando Carvalho, um reconhecimento muito aquém de seus méritos -o filme venceu apenas duas das 13 categorias em que concorreu.
A cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio, anteontem, oficializou a criação da Academia Brasileira de Cinema, com 360 membros, que formam o colégio eleitoral do Grande Prêmio.

Festa
Iniciativa patrocinada pela BR Distribuidora e liderada por seu ex-presidente, Luiz Antônio Viana (hoje executivo da Net), a Academia nasceu clássica: fez uma festa formal e respeitosíssima à memória do cinema brasileiro.
Daniel Filho, em nome da Globo Filmes, recebeu o Prêmio Homenagem Especial Parceria Cinema Televisão. "Agradeço inclusive o adiantado do prêmio, porque acho que ainda falta bastante para realmente unirmos os braços." A parceria pela qual foi premiado ainda está em formação.
A afirmação do valor nacional teve seu ponto máximo no anúncio de melhor filme estrangeiro. Com uma embolada, o músico Castanha apresentou os concorrentes e, na hora de ler o vencedor, avisou: "Se vier palavra americana eu não sei falar não". Deu o mexicano "Amores Brutos". Aplaudidíssimos, ambos.
O presidente da BR, Julio Bueno, disse que a empresa terá investido, "até 2003, R$ 100 milhões no cinema brasileiro, patrocinando 200 filmes". O investimento da BR é por meio de renúncia fiscal. "É importante dizer que isso é dentro do contexto do governo FHC", acrescentou Bueno.
(SILVANA ARANTES)



Texto Anterior: Walter Salles: Homenagem a uma atriz que partiu cedo demais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.