São Paulo, quarta-feira, 14 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rádio digital é lançada com festa

DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa por ouvintes de jornalismo só tende a crescer. No dia 26, será lançada com festa numa casa de shows em SP a transmissão digital de rádio. O sistema melhora a qualidade de som das AMs, beneficiando estações noticiosas tradicionais, como Eldorado, Bandeirantes e Jovem Pan.
Os principais grupos de rádio decidiram se unir e não esperar uma decisão governamental sobre o melhor sistema de transmissão -o que emperra há dez anos a estréia da TV digital no país.
Capitaneados pela Aesp (Associação de Emissoras de São Paulo), radiodifusores optaram pelo Iboc, padrão norte-americano que mantém o sinal digital na mesma freqüência do analógico. Assim, apesar de a transmissão passar a ser digitalizada, os ouvintes poderão manter seus aparelhos analógicos (modelos atuais), e a substituição será gradual.
Segundo Antonio Rosa Neto, diretor da Aesp e presidente do GPR (Grupo de Profissionais do Rádio), a digitalização, além de melhorar o som das AMs, pode ampliar as opções no dial. "Haverá um resgate das AMs de radiojornalismo, que atraem grandes anunciantes. Poderá também ser aberto mais espaço em FM, possibilitando a segmentação, como a criação de uma estação só de esporte ou economia", diz. (LM)


Texto Anterior: Rádio: Globo e Band trocam música por notícia
Próximo Texto: Literatura: Reinaldo Moraes esgota o desejo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.