São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Rafael França/Divulgação
SKANK PARTICIPA DO "CASSETA & PLANETA" Samuel Rosa, vocalista do Skank, durante gravação de participação da banda no "Casseta & Planeta"; os músicos "interpretaram" bandas fictícias, como Spank

TV digital terá bloqueio contra pirataria

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

As grandes redes brasileiras, principalmente a Globo, estão preocupadas com um assunto até então quase exclusivo dos distribuidores de DVDs: a pirataria de conteúdo audiovisual.
Com a implantação da TV digital, a partir de 2007, programas e eventos transmitidos pela TV aberta, como seriados e jogos de futebol, passarão a ser alvo fácil dos piratas. Poderão ser copiados com altíssima qualidade e vendidos horas depois em qualquer camelô.
"Vamos ter que adotar uma tecnologia para proteger nosso conteúdo", afirma Fernando Bittencourt, diretor-geral de engenharia da Globo. "A internet já é e será um problema eterno, mas ainda não tem qualidade de imagem. Com a TV aberta digital e com a IPTV [TV paga via internet], as cópias serão perfeitas", explica.
A tendência é o fã de determinados programas, que os grava para rever inúmeras vezes, ser punido por causa do combate à pirataria. Segundo Bittencourt, uma das prioridades das redes agora é adotar no Brasil um dispositivo que impeça o telespectador de fazer cópias de programas. "Podemos permitir que o telespectador grave e reveja uma única vez", diz o executivo.
A Globo quer bloquear cópias de programas porque teme perder receitas com a venda de DVDs de séries e minisséries. Em outros casos, como na Copa, a emissora é obrigada por contrato a combater a pirataria.

TENSÃO NO AR 1 Diretores da Record andam perdendo o sono com a queda de audiência do "Jornal da Record", um dos campeões de faturamento da emissora.

TENSÃO NO AR 2 O telejornal, que dava dez pontos no início do ano, quando foi reformulado para ficar parecido com o "Jornal Nacional", caiu para nove em julho e não passou de 7,5 em agosto.

ALÍVIO NO AR O que consola a Record é que dois produtos importantes do SBT, as novelas "Rebelde" e "Cristal", também estão em queda livre, por causa das constantes mudanças de horário. O "fenômeno" "Rebelde", que deu médias de 12 pontos em março (às 18h50) e abril (19h20), despencou para cinco neste mês, no ar às 21h20.

NOVOS PACOTES A Sky anuncia hoje a transmissão de novos canais pagos e formatos de empacotamento. No mercado, é dado como certo que canais que estão na Net Digital, como o Disney Channel, entrarão na Sky, assim como a TV Rá-Tim-Bum, da Cultura.

VELHA AUSÊNCIA Apesar de ter sido obrigada no processo de fusão com a DirecTV a carregar os canais da Band, a Sky ainda não chegou a um acordo para distribuir o Band News e o BandSports.

TÉDIO ELEITORAL A Rede TV! está se sentindo esnobada pelo presidenciável Cristovam Buarque. Apesar de ter apenas um ponto nas pesquisas, Buarque ainda não confirmou presença na série de entrevistas que a emissora vem fazendo às terças-feiras.

Texto Anterior: Horário nobre na TV Aberta
Próximo Texto: Pianista acusa Neschling de furtar música
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.