São Paulo, terça-feira, 14 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Contexto justifica "O Dia do Chacal"

CRÍTICO DA FOLHA

Alguns filmes que não merecem ser perdidos passam hoje, como "Crime Delicado" (HBO Plus, 22h; não recomendado para menores de 14 anos).
Há filmes indispensáveis, como "O Poderoso Chefão 2" (TC Cult, 23h50; 12 anos), e há ainda os confortáveis, como "Melhor É Impossível" (AXN, 22h; 12 anos).
Mas seria interessante que permaneça no radar "O Dia do Chacal" (TCM, 23h45; classificação indicativa não informada), de Fred Zinnemann, a começar pelo fato de que foi feita uma refilmagem deplorável e vale a pena compará-la a um bom filme.
Outra razão é que Zinnemann procede aqui com secura, sem parecer se preocupar em nos impressionar. Uma terceira é o fato de que o filme foi feito em 1953 e o Chacal tem por missão matar o presidente francês Charles de Gaulle.
De Gaulle tinha acabado de tirar a França da Argélia. Os militares e reacionários queriam sua cabeça: um bom filme não existe solto no ar, mas em um contexto que o justifique.
(INÁCIO ARAUJO)


Texto Anterior: Música: "Nova geração pernambucana" vai à MTV
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.