São Paulo, quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Greg Salibian/Folha Imagem
A atriz Lucélia Santos encontra Antônio Abujamra e anota seu telefone, na festa de 40 anos da Fundação Padre Anchieta

"Vai ficar bonito o vazio"

"É um desaforo muito grande! Eles não têm o direito de passar a mão no nosso espaço! Não têm!" É a artista plástica Amélia Toledo que, na porta do Itaú Cultural, conversa com o artista plástico Luiz Hermano sobre a proposta do curador da 28ª Bienal de SP, Ivo Mesquita, de deixar completamente vazio um dos três andares da mostra, em 2008. Durante a abertura da exposição "Futuro do Presente", anteontem, os artistas comentavam a decisão. Para Mesquita, o modelo de bienais já cumpriu seu papel e precisa ser repensado. Muitos acham que isso é desculpa: a Fundação Bienal estaria simplesmente sem tempo e dinheiro para realizar uma boa mostra.

 

"Eu acho pertinente, Amélia", diz Hermano. "Pra quê? Me diz pra quê, Luiz?", pergunta ela, que já participou de três bienais. E ele: "Pra repensar". Ela: "Mas eles que pensem o ano inteiro. Têm tempo pra isso, não é? Existe coisa pra fazer em arte! Não é por falta de arte que vai se deixar o lugar vazio".
 

Nelson Leirner chega. "Minha única dúvida é o que seria feito se a Bienal tivesse dinheiro", diz ele, que já passou por oito bienais. "A atitude seria a mesma? É a visão de um curador ou é algo circunstancial? Eu não sei, eu não sei", diz.
O curador Agnaldo Farias discorda. "Falta dinheiro? Absolutamente. Só se a Bienal não consegue captar", diz. Ainda assim, ele defende a proposta do "vazio": "É um grande tema da arte contemporânea. John Cage, por exemplo, já trabalhou com o vazio. Pode funcionar muito bem".
 

Na calçada da avenida Paulista, entre um Marlboro e outro, Cildo Meireles dizia: "A Bienal é uma batata quente". Em 2006, ele pulou fora da mostra por discordar da presença do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira no conselho da fundação.
 

Agora, a decisão do curador Ivo Mesquita de deixar um andar vazio, diz, "ainda espelha a gestão acéfala da Bienal. Isso está à deriva. A situação é catastrófica". Deixaria de participar novamente? "Seria endossar o despreparo e a incompetência administrativa. Eu não sei..."
 

Na saída do evento, o artista plástico Luiz Zerbini, do coletivo Chelpa Ferro, chupa um picolé de água -a "obra" de Cildo Meireles para a mostra do Itaú Cultural. "Cara, um andar vazio é um detalhe. E eu acho muito bom", diz. "Na verdade, eu tô cansado de tanta exposição, tanto artista, tanta arte. Vai ficar bonito o vazio."

Frank no palco
Produtores de teatro discutiram, a sério, anteontem, em SP, a informação, "vinda de Brasília", de que o cantor e deputado federal Frank Aguiar (PTB-SP) pode suceder Gilberto Gil no Ministério da Cultura. O "alerta" surgiu pelo fato de Aguiar ter se reunido com o presidente Lula. "Somos amigos desde os tempos de São Bernardo estivemos juntos discutindo o Plano Nacional de Cultura, do qual sou relator", diz Aguiar. "Depois de aprovarmos o plano, essa possibilidade [de assumir o Ministério] até seria viável", afirma.

FRANK 2
Aguiar nega, contudo, que tenha sido sondado por Lula para suceder Gil. "Quero curtir o meu mandato e cumpri-lo até o fim". Em tempo: o candidato de Gil para sua própria sucessão é Juca Ferreira, atual secretário-executivo do MinC.

ESTRELA
E o deputado Clodovil Hernandez está fazendo aulas de canto. Ele quer atuar numa peça de teatro no próximo ano. Ainda não sabe em qual.

DILMA INDICA
O empresário gaúcho José Martins, dono da Marcopolo, que fabrica ônibus, foi indicado pela ministra Dilma Roussef, da Casa Civil, para o conselho da TV Pública.

CARRO NOVO
As vendas de automóveis de alto luxo também têm batido recordes no Brasil. Os modelos da Jaguar, que custam até R$ 350 mil, cresceram 20% em 2007. Foram 200 carros vendidos, contra 160 no ano passado.

HUMOR
Constrangimento no chá de cozinha de Raffaela Bassi, noiva de Felipe Massa: a humorista Yonara Nascimento, contratada para animar a festa, mostrou um chocolate em formato de pênis durante a primeira das três esquetes programadas. Ao se trocar para a segunda, foi avisada de quer não precisaria mais voltar. "Foi constrangedor", diz Yonara. "Eu nem mesmo falei palavrão."

CASA PRÓPRIA
Taís Araújo está empenhada em desmentir as informações de que está separada de Lázaro Ramos. A assessoria dela informa que os dois vão até comprar um apartamento em SP.
 

Quando fica na capital paulistana, o casal dorme num flat em Pinheiros.

NA QUEBRADA
O ator Caio Blat passou a madrugada de domingo no Capão Redondo, na periferia de SP, cenário de seu próximo longa, "Bróder". Assistiu a um show dos Racionais MCs na Festa da Paz. "Caiu uma tempestade e o mano Brown foi cantar no meio do povo, para as pessoas não dispersarem. Foi uma das coisas mais lindas do mundo", diz ele, que já alugou um apartamento no Capão para usar durante as filmagens.

PERMUTA
O rapper e ator Thogun quer emagrecer 13 quilos para a próxima temporada do seriado "Filhos do Carnaval", do canal HBO. Procura "uma academia que me dê permuta", para cumprir a meta - ele está atualmente com 118 kg. Com a morte do ator Jece Valadão, que fazia seu pai no primeiro ano da série, ele vai protagonizar a nova fase de "Filhos do Carnaval".

CURTO-CIRCUITO

O JOALHEIRO Antônio Bernardo inaugura hoje loja no shopping Market Place, com projeto de Dado Castello Branco.
"DELUX" é o nome do CD que Fernando Deluqui, um dos fundadores do RPM, lança hoje no Cafe de la Musique.
O BAR Genuíno completa sete anos e ganha festa de comemoração hoje, na Vila Mariana, a partir das 20h.
A BIENAL SESC DE DANÇA recebe, de hoje até domingo, 43 companhias na unidade de Santos e em espaços públicos.
A CANTORA Maria Alcina apresenta hoje o show "Canta Brasil", a partir das 20h30, no Memorial da América Latina.
OS DOUTORES DA ALEGRIA apresentam o espetáculo "Fora do Trilho" hoje, a partir das 15h, no CEU Campo Limpo.

com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: A alma de Norman Mailer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.