São Paulo, domingo, 14 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pai desbocado vira estrela de livro e TV

Sai no Brasil "Meu Pai Fala Cada M*rda", baseado em perfil do Twitter que deu origem à série "$h*! My Dad Says"

Ideia para o microblog surgiu quando o autor, Justin Halpern, teve de voltar a morar com os pais aos 28 anos

CLARICE CARDOSO
DE SÃO PAULO

"Tudo o que peço é que cate suas tralhas e não deixe seu quarto parecendo que foi usado para uma suruba."
Quando Justin Halpern teve de voltar a morar com o pai, aos 28 anos, em 2009, foi a única condição que encontrou. Na época, as coisas não iam bem para ele: tinha largado tudo para morar com a namorada de surpresa só para dar com a cara na porta.
Dali, foi pegar as malas para voltar a viver com Sam, 74, um professor de medicina nuclear aposentado que ele descreve como "o ser humano mais direto do planeta" e que o presenteou com frases como aquela a vida toda.
A experiência, porém, não o traumatizou: deixou-o famoso. No princípio, ele compartilhava esses minutos de sabedoria paternal com os amigos on-line. Até que sugeriram que ele criasse um Twitter (@shitmydadsays).
Um milhão de seguidores depois, tinha contrato para escrever o livro "Meu Pai Fala Cada M*rda", que chega nesta semana ao Brasil.
O livro reúne histórias da infância de Justin e tem aquele tom de casos engraçados que famílias gostam de recontar nos almoços de domingo -contadas com todas as impropriedades que Sam gosta de proferir.
A cada capítulo, máximas refletem o espírito dele: não se trata de grosseria, mas de uma lógica simples exposta com honestidade brutal.
"No fundo, é só comédia.
Olho para trás e vejo que ele foi um pai fantástico. O bom é que, hoje, nada me incomoda. Estou calejado", disse Justin à Folha por telefone.
O burburinho no Twitter ajudou o livro a ir direto para a lista dos mais vendidos do "New York Times", onde ficou por meses. Hoje, ele beira os 2 milhões de seguidores e chegou à TV: adaptada por David Kohan e Max Mutchnick, de "Will & Grace", "$h*! My Dad Says" estreou em novembro nos EUA, estrelada por William Shatner (o famoso capitão Kirk de "Jornada nas Estrelas").

UMA VOZ
"Ele não é fã de televisão, mas gosta da série. Sabe que é diferente da realidade e, no fundo, não está nem aí", diz Justin. "Quando contei do programa, ele riu muito. Não acho que tenha entendido a dimensão da coisa até ir à gravação do piloto."
A presença dele no set, é claro, não passou desapercebida. Depois de um encontro "efusivo" com seu eu ficcional ("Um foi em direção ao outro, tiraram uma foto, e seguiram em direção opostas", diverte-se Justin), Sam se sentou na primeira fila.
"E estragou a filmagem: começou a cantar em voz alta uma música que tocava na cena e tivemos que cortar", ri Justin. "Mas ele gostou. Dá para ouvir a risada dele nesse episódio, no fundo."
Para escrever os roteiros, Justin incorporou uma "voz" que soa como Sam. "Nos falamos sempre, mas tento não incomodá-lo com trabalho. De vez em quando, ligo ou vou lá para lembrar como é."


MEU PAI FALA CADA M*RDA
AUTOR Justin Halpern
TRADUÇÃO Marcello Lino
EDITORA Sextante
QUANTO R$ 19,90 (144 págs.)




Texto Anterior: Crítica DVD: Feito com poucos recursos, "Detour" mostra inventividade
Próximo Texto: Trechos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.