São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Enfim, Pearl Jam

Banda está entre as confirmadas para tocar no Brasil em 2002; ano promete os inéditos Lenny Kravitz, Roger Waters e Korn

Reuters
Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam, banda que se apresenta no próximo ano no Via Funchal, em SP


CLAUDIA ASSEF
DA REPORTAGEM LOCAL

Pode ir tirando a camisa de flanela do fundo do armário. O Pearl Jam, banda ícone do grunge ao lado do Nirvana, deve vir ao Brasil pela primeira vez em 2002.
A informação é da casa de shows Via Funchal, que promete trazer a banda entre agosto e novembro do ano que vem.
Outra atração inédita é o cantor e compositor americano Lenny Kravitz, que também tem apresentação confirmada no Brasil no segundo semestre de 2002.
O grupo de rap metal Korn é outro que vem ao país pela primeira vez no ano que vem. E já tem até data marcada: a banda faz pelo menos duas apresentações, dias 11 e 12 de março, no Credicard Hall, em São Paulo.
Para quem gosta de Pink Floyd, a apresentação de Roger Waters, co-fundador e ex-baixista da banda, promete. O show está marcado para 15 de março, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Formado em 1990, o Pearl Jam tornou-se, na primeira metade daquela década, uma das bandas mais populares do mundo. Hits como "Jeremy", "Evenflow" e "Alive" fizeram do disco de estréia, "Ten", de 91, um dos mais vendidos dos anos 90.
Ainda hoje, o Pearl Jam é uma das bandas que mais fazem shows pelos EUA. Muito disso se deve à consciência política de seu vocalista, Eddie Vedder.
No auge do sucesso, em 94, Vedder liderou uma guerra contra a Ticketmaster, a gigante americana que controla a venda de ingressos para grandes shows.
O Pearl Jam pedia que as entradas para suas apresentações fossem colocadas à venda a preços populares. Como a empresa não concordava, a banda trocou estádios por bares e pequenas casas de shows.
Outra jogada de Vedder foi contra a indústria dos discos pirata.
Na turnê do disco mais recente, "Binaural", de 2000, pelos EUA e pela Europa, o Pearl Jam gravou a íntegra dos shows que fez. E lançou 72 CDs duplos, cada um com o conteúdo de uma apresentação.
O Pearl Jam também é famoso por apoiar causas corretas. Gravou faixas de graça para discos como "In Defense of Animals", pelos direitos dos animais, e "Music for Our Mother Ocean", em prol da limpeza dos oceanos.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Vale a pena ver alguns deles de novo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.