São Paulo, sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Encantada"

Disney volta aos contos de fadas com humor

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após o longo inverno do cinismo nos contos de fadas, quando o "felizes para sempre" ficou brega e príncipes encantados viraram vilões -tendência iniciada por "Shrek" em 2001-, a Disney retorna à tradição com "Encantada", que estréia hoje no país.
E, a julgar pela reação das bilheterias (o filme liderou dois finais de semana nos EUA), o público estava com saudade de um romance clássico à la "Branca de Neve", "Cinderela" e "A Bela Adormecida".
É justamente a essa trinca que "Encantada" remete em seu início, numa animação que conta a história da alegre Gi- selle, amiga dos animais da floresta e desejosa de um príncipe encantado como Edward, que surge belo e galante para ser seu amor e fazê-la princesa.
Mas é claro que, no caminho da felicidade, há uma madrasta má com poderes de bruxa (Susan Sarandon, no que parece estar virando uma tradição, já que Michelle Pfeiffer fez papel similar no recente "Stardust").
E a maldição que cai sobre Giselle é bem pior do que ficar adormecida: ela é enviada, com vestido de princesa e tudo, para o mundo real -Nova York, mais precisamente.

Globo de Ouro
Aí começa a segunda (e maior) parte do filme dirigido por Kevin Lima (de "Tarzan", 1999), com atores reais, incluindo a ótima Amy Adams dando o tom certo (ingênua e tenaz) a Giselle, papel que lhe valeu indicação ao Globo de Ouro de melhor atriz de musical ou comédia.
Perdida num mundo longe de ser encantado, ela é acolhida a contragosto pelo advogado especialista em divórcios Robert Phillip (Patrick Dempsey, de "Namorada de Aluguel") e por sua filha, enquanto tenta achar um caminho de volta.
Do choque de realidade entre os habitantes dos contos de fada (o príncipe Edward vai a NY em busca de sua amada) e os moradores da cidade virá o humor do filme e sua mensagem romântica: um amor de verdade, daqueles de livro, pode existir na vida contemporânea. "Encantada" retoma também os bons momentos musicais da Disney -a canção "That's How You Know", que Adams canta num passeio no Central Park, está igualmente indicada ao Globo de Ouro.


ENCANTADA
Direção:
Kevin Lima
Produção: EUA, 2007
Com: Amy Adams, Patrick Dempsey, Susan Sarandon
Onde: estréia hoje nos cine Bristol, Eldorado, Iguatemi e circuito
Avaliação: bom


Texto Anterior: Cinema/estréias - Crítica/"Império dos Sonhos": David Lynch filma a crise do espetáculo
Próximo Texto: Música - Crítica/show: Led Zeppelin tem um reencontro com a sua antiga grande força
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.