São Paulo, segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica

"Popeye", de Altman, é adaptação fiel e graciosa

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Robin Williams vai bem como o marinheiro Popeye, mas não se pode imaginar outra que não Shelley Duvall para fazer Olivia Palito em "Popeye" (HBO Family, 11h30 e 22h15, livre), o muito rejeitado filme de Robert Altman, que vi com prazer há uns bons anos, em grande parte devido à escolha (e ao desempenho) dos atores, mas também porque a adaptação da aventuras do marinheiro (feita por Jules Feiffer) me pareceu graciosa e fiel ao espírito do original. Não sei como terá envelhecido esse filme de 1980, mas vale uma espiada, em todo caso.
Atores, por sinal, eram um capítulo à parte nos tempos do neorrealismo italiano. Os de "Ladrões de Bicicleta" (TCM, 22h, livre), por exemplo, são amadores com tipos que convinham a Vittorio de Sica, o diretor do filme: a autenticidade era a meta.
Todos estão, diga-se, muito bem nesse belo e terrível melodrama social sobre o operário que tem a bicicleta, seu instrumento de trabalho, roubada na Roma do pós-guerra.


Texto Anterior: O melhor do dia
Próximo Texto: Outro Canal - Sílvia Corrêa: Especial da Record dá confusão com cantores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.