São Paulo, segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Danuza lança livro de crônicas e dicas de viagem

O guia "De Malas Prontas", lançado hoje, traz impressões da escritora sobre SP, Buenos Aires, Londres e Berlim

Ao chegar a SP, ela descreve a peregrinação por hotéis até encontrar o que mais lhe apetece, incluindo uma fuga do Unique, "tão moderninho"

DA REPORTAGEM LOCAL

Danuza Leão, moradora do Rio, não costuma passar mais do que dois dias em São Paulo a cada vez que vem à cidade, em geral a trabalho. Quebrou a regra neste ano, quando enfrentou a ponte aérea para fazer turismo, e descobriu: sem trânsito, com restaurantes mais vazios, "São Paulo na Semana Santa é o paraíso".
O relato está em "De Malas Prontas", que a colunista da Folha lança hoje na cidade, na unidade da Livraria da Vila dos Jardins. Misto de crônicas de viagem com dicas de turismo, o livro narra as experiências de Danuza também em Buenos Aires, Londres e Berlim -assim como ela já havia feito em 2008, em "Fazendo as Malas", ao falar sobre Paris, Sevilha, Lisboa e Roma.
É claro que não se pode esperar de Danuza nada do que se leria em um guia comum. Ao chegar a São Paulo, ela descreve a peregrinação por hotéis até encontrar o que mais lhe apetece -incluindo uma passagem pelo Emiliano, onde a opção de regular a temperatura da tábua do vaso sanitário a deixa preocupada em sair "toda queimada, sem poder sentar durante meses", e uma fuga do Unique, "tão moderninho, as pessoas tão jovens, a música tão modernamente insuportável" que a faz ficar "com medo de que um vampiro ou um morcego" a ataque.
Seus passeios também a levam do luxo do shopping Cidade Jardim às lojas populares, apinhadas de gente, da rua 25 de Março. "Tenho cabeça de rico de um lado e cabeça de pobre de outro. Gosto de programas chiques e outros bem modestos. O que me chateia é programa "médio", sabe?"

Vida noturna
Danuza compara a noite paulistana com a agitada vida noturna de Berlim ("Não há nada mais parecido"). Acha as baladas berlinenses "uma coisa alucinante", mas discorda, do seu jeito, de quem tem adoração pela cidade alemã. "Ok, é interessante, mas uma vez na vida chega." Interessa-se mais por detalhes culturais que por pontos turísticos badalados.
Em Buenos Aires, por exemplo, fica mais impressionada com a "elegância de cair o queixo" dos homens que com os restaurantes de Puerto Madero. O lugar, ela escreve, é uma "coisa sem muita graça, para turistas não muito exigentes".
E não se importa com a ideia de que algumas opiniões possam atiçar ânimos mais tradicionais. "Sou honesta em relação ao que gosto e ao que não gosto. O livro não é um guia. É a minha São Paulo, a minha Buenos Aires, a minha Londres", resume Danuza.


DE MALAS PRONTAS

Autora: Danuza Leão Editora: Companhia das Letras Quanto: R$ 38 (208 págs.) Lançamento: hoje, às 19h, na Livraria da Vila (al. Lorena, 1.731, Jardins, tel. 0/xx/11/3062-1063)




Texto Anterior: Piraquê diz que tentou evitar um "samba do crioulo doido"
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.