São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"TVs precisam se abrir mais a independentes"

DA REPORTAGEM LOCAL

A operação Record/"Avassaladoras" só foi possível graças à briga de produtores independentes na época da criação da Ancine (Agência Nacional do Cinema). À frente das discussão estava Marco Altberg, presidente da ABPI-TV (Associação de Produtores Independentes de TV), que defende a abertura das redes de televisão:
"Adoraria que a Globo fizesse isso também [exibir programas de produção independente feitos com captação]. A Record tem se demonstrado favorável à abertura à produção independente. Essa operação de parceria com possibilidade de uso de verba pública é salutar dentro desse mercado tão fechado que é a TV aberta.
O fato de uma emissora comercial se beneficiar indiretamente de recurso público é uma discussão que tem de ser muito aprofundada. O problema é que as TVs resistem em serem reguladas. Elas sempre falam em censura, manipulam esse trauma para evitar qualquer tentativa de regulação. Nos EUA, as redes são obrigadas a transmitir produção independente em 70% da programação.
O Estado cumpriu seu papel há 50 anos, quando criou leis fortes para viabilizar o mercado audiovisual." (LM)

Texto Anterior: "O beneficiário final deve ser o telespectador"
Próximo Texto: Corpo devasso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.