São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Índice

Atriz norte-americana ganhou dois Oscars como coadjuvante

Atriz Shelley Winters, 85, morre em Los Angeles

DA REDAÇÃO

Vencedora duas vezes do Oscar na categoria de coadjuvante, com os filmes "O Diário de Anne Frank" (59), de George Stevens, e "Quando Só o Coração Vê" (65), de Guy Green, a atriz Shelley Winters morreu ontem, aos 85 anos, devido a uma falência cardíaca. Em outubro do ano passado, a atriz sofreu um ataque do coração. Ela estava internada num hospital de Beverly Hills, em Los Angeles, nos EUA.
Natural de Illinois (EUA) e com formação no lendário Actor's Studio, Winters surgiu no cinema em pequenas pontas de filmes como "Amor a Percentagem" (43), de Irving Cummings. No começo da carreira, chegou a ser colega de quarto de outra loira famosa do cinema, Marilyn Monroe.
Em 1951, ela fez um dos principais longas de sua carreira: "Um Lugar ao Sol", de George Stevens, com Montgomery Clift e Elizabeth Taylor. Sua performance lhe rendeu a única indicação ao Oscar como atriz principal -perdeu para Katharine Hepburn ("Uma Aventura na África").
Winters só ganharia sua primeira estatueta em 1960, por sua performance em "O Diário de Anne Frank" (59), novamente de George Stevens. Para fazer o papel de Petronella van Daan, a atriz engordou 11 quilos. Apesar do sacrifício, ela não ficou com o prêmio, que foi doado para o museu Anne Frank, em Amsterdã, na Holanda.
Sua última indicação, também como coadjuvante, veio com "O Destino de Poseidon" (72), de Ronald Neame.
O ator italiano Vittorio Gassman foi o mais famoso de seus três maridos. Eles ficaram casados entre 1952 e 1954, ano em que fizeram "Mambo", de Robert Rossen.
Entre outros filmes de destaque do currículo de Winters, que conta com mais de cem títulos, encontram-se "Lolita" (62), de Stan- ley Kubrick, e "O Mensageiro do Diabo" (55), de Charles Laughton. A atriz lançou duas autobiografias: "Shelley, Also Known as Shirley" (80) e "Shelley 2: The Middle of my Century" (89). Nos livros, ela falava abertamente de romances com atores como Clark Gable, Burt Lancaster, Errol Flynn e Marlon Brando.
Em 1998, Shelley Winters fez parte do time de homenageados na 70ª cerimônia do Oscar.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Ferreira Gullar: Repto ao ministro da Cultura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.