São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro revê Paralamas em imagens

Com fotos de Mauricio Valladares, biografia tem acesso a bastidores e momentos marcantes da banda

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma biografia visual. É a intenção de "Os Paralamas do Sucesso", livro que abre espaço, em 240 páginas, para fotografias de uma das mais populares bandas brasileiras dos anos 80.
O problema maior para clicar músicos é o acesso restrito que normalmente é imposto pelos artistas e seus assessores. O carioca Mauricio Valladares não sofreu esse problema: amigo dos integrantes da banda, participou tanto de shows e ensaios como de momentos particulares, viagens e reuniões.
Valladares conhece Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro praticamente desde que eles criaram os Paralamas do Sucesso, em 1982. Na época apresentador da Fluminense FM, foi o primeiro a tocar uma música ("Vital e Sua Moto") do grupo em um programa de rádio.
"A partir dali ficamos amigos. Eles começaram a fazer shows pequenos no Rio, em bares. Eu estava sempre muito próximo, por isso os fotografava", conta Valladres, autor também de várias das capas de discos do trio.
Por meio do livro, tem-se a noção do papel dos Paralamas dentro do pop brasileiro. Há registros deles bem no início da carreira, quando tinham os dois pés no ska; cenas em Paris e Londres, onde fizeram shows e gravaram discos; o relacionamento com outros artistas (Gil, Legião, Jorge Ben Jor...); e momentos que cercaram o acidente de Vianna em 2001.
"É a primeira biografia dos Paralamas", diz Barone. "Somos uma banda que não se dá bem com essas coisas. Tem grupo muito mais novo que já tem livro, bonequinhos..."
Para Barone, uma das características dos Paralamas que pode ser verificada pelas fotos é ser uma banda multifacetada.
Isso aparece com "Selvagem?" (86), um dos principais discos do grupo. "Ali nós aprofundamos as influências jamaicanas e brasileiras. É um disco emblemático dos Paralamas."


OS PARALAMAS DO SUCESSO
Autor:
Mauricio Valladares
Editora: Senac Rio e Jaboticaba
Quanto: R$ 89,90 (240 págs.)


Texto Anterior: Concert Vault oferece, de graça, raridades do rock
Próximo Texto: Tragédia da Gol vira documentário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.