São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tragédia da Gol vira documentário

O canal Discovery Channel inicia, nesta semana, as filmagens do projeto previsto para ir ao ar no segundo semestre

Com previsão de exibição nos EUA e na América Latina, programa abordará também apagão aéreo ocorrido no Brasil

LEILA SUWWAN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Discovery Channel começa nesta semana as filmagens para o documentário "Collision Over the Amazon" (Colisão sobre a Amazônia), que irá explorar o maior desastre aéreo da história do Brasil -a colisão do jato Legacy com o vôo 1907 da Gol no dia 29 de setembro- e o "cenário difícil e fascinante" que surgiu depois, com o apagão aéreo vivido pelo país.
O programa deve ir ao ar entre julho e outubro, e deve ser transmitido em outros países da América Latina e nos Estados Unidos. O projeto está a cargo do produtor e diretor independente Alan Tomlinson.
Na visão de Tomlinson, o aspecto trágico do acidente tem forte apelo emocional: as 154 pessoas a bordo do Boeing morreram, mas os sete a bordo do jatinho sobreviveram a uma colisão considerada quase impossível de acontecer.
Mas igualmente interessante, para ele, é o "mundo desconhecido" da aviação que foi desvendando em etapas a partir da colisão, composto de radares, transponders, radiofrequências e controladores de tráfego aéreo. Além do ângulo tecnológico e científico, Tomlinson quer mostrar os desdobramentos políticos do acidente, como o funcionamento e a crise do controle aéreo.
"A Discovery tem boa reputação de independência e temos tido cooperação. Mas não vamos contornar os aspectos políticos. Como poderíamos? As repercussões políticas foram consideráveis", disse Tomlinson à Folha por telefone.
Ele está finalizando o cronograma e pretende desembarcar em Brasília na próxima semana para começar a filmar, com equipe local. Irão entrevistar autoridades, familiares das vítimas, especialistas, sobreviventes, as empresas aéreas e controladores de tráfego.
Porém a produção do documentário sobre o vôo 1907 insiste que não terá aspectos "investigativos" nem irá tirar "conclusões". Ambas investigações da Aeronáutica (com finalidade preventiva) e da Polícia Federal (inquérito criminal) ainda estão em curso.
"É uma colisão tão inusual, tão rara, que despertou a curiosidade do mundo inteiro sobre a segurança de vôo. As pessoas entram nos aviões sem nunca pensar sobre isso", disse.
A colisão ocorreu por uma sucessão de erros ou falhas: ambos aviões voavam na mesma altitude em sentidos opostos, o transponder e o sistema anticolisão do jato não estava operante e o controle de tráfego aéreo não avistou ou alertou os pilotos para o risco.
Em um documentário anterior, para a mesma série "Discovery Hoje" do canal, Tomlinson contou o caso do acidente de mineração no México que deixou 65 mortos. "Além de revelar detalhes do mundo da mineração, queríamos mostrar como o episódio poderia ter sido diferente", disse.
Segundo ele, o Discovery Channel está investindo na produção de documentários locais na América Latina para evitar apenas a retransmissão de programas feitos para o público americano.


Texto Anterior: Livro revê Paralamas em imagens
Próximo Texto: Julio & Gina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.