São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

Choro volta a ganhar espaço na TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois do documentário "Brasileirinho", do finlandês Mika Kaurismaki, que estreou em meados do ano passado, e de uma série de curtas exibida pelo Canal Brasil há poucos meses, o choro volta a ganhar espaço, agora na TV Cultura.
O "Doc Brasil" traz amanhã, às 20h, a segunda parte do documentário "Chorões", que busca provar que o gênero está em fase de renascimento em escolas de diversos Estados.
"Em Brasília, no Rio, em Londrina, em Recife, milhares de novos chorões estão surgindo. A gente brinca que é o projeto Tamar [de preservação de tartarugas marinhas] do choro", brinca Sérgio Prata, diretor do acervo do Instituto Jacob do Bandolim e um dos entrevistados do programa.
O diretor do documentário, Amaro Filho, ouve estudantes, músicos, compositores, escritores e pesquisadores e mostra o choro nas cordas, no sopro e na batucada do pandeiro.
"[O choro] Representa uma fonte eterna de inspiração. É a musicalidade levada ao limite. Do ponto de vista do letrista, é a coisa mais difícil que existe, porque cada sílaba da letra deve corresponder a uma palhetada no bandolim. E isso não é pra qualquer um. Você vê que tem muito poucos choros com uma letra que preste", afirma o compositor Paulo Vanzolini. Para corroborar a tese, o documentário traz muita música, a maioria instrumental. (CF)

CHORÕES
Quando:
amanhã, às 20h
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: Ministério Público cobra governo por ceder a TVs
Próximo Texto: Crítica: "Brasília 18%" prova elo entre grandes cineastas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.