UOL


São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TV PAGA

Lewgoy e os momentos a reter do cinema brasileiro

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não espere grande novidade da homenagem que o Canal Brasil presta hoje a José Lewgoy, que morreu na última segunda: a idéia é oferecer ao espectador a possibilidade de um luto intelectual e a revisão de uma carreira das mais significativas.
A homenagem começa às 19h30, com um documentário da série "Retratos Brasileiros", e segue a partir das 23h com a exibição de seis filmes, terminando na manhã de domingo.
Equilibrada, ela percorre cinco décadas e vários momentos do cinema brasileiro, começando pelos anos 90, com "Perfume de Gardênia" (23h), de Guilherme de Almeida Prado. Bom começo, já que o cinema de Guilherme refere-se basicamente a cinema (aqui o assunto é a Boca do Lixo).
Da mesma forma, Lewgoy, mais do que ator, pode ser visto como signo em "Tabu" (1h), de Júlio Bressane. Estamos nos anos 80 e, novamente, às voltas com um cineasta que, filme após filme, trabalha as relações no interior da própria cultura.
A seguir, Lewgoy comparece em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (2h30), de Roberto Farias, último filme de uma série que modernizou no fim dos anos 60 o veio da chanchada, valendo-se da fórmula cantores e aventura (falta o humor da chanchada, mas não vinha ao caso).
Também dos anos 60 é "Terra em Transe" (4h15), de Glauber Rocha, um desses momentos absolutos do cinema brasileiro. A homenagem se fecha com duas chanchadas clássicas dos anos 50, gênero que consagrou a imagem de homem mau de Lewgoy: "Matar ou Correr" (6h10), de Carlos Manga, e "Carnaval Atlântida" (7h45), de José Carlos Burle, co-direção de Manga.
Seis filmes que demonstram, de quebra, que o cinema feito no Brasil pode não ser o máximo, mas tem muitos momentos a reter -momentos que Lewgoy, não raro, ajudou a tornar memoráveis.


TV ABERTA

Bette Davis encena teatro filmado em "Baby Jane"

A Volta do Cão Peludo
SBT, 14h15.
 
(The Return of the Shaggy Dog/Can't Buy My Love). EUA, 87, 87 min. Direção: Stuart Gillard. Com Gary Kroeger, Todd Waring. Advogado recebe anel de um homem à morte. Ao ler a inscrição que existe nele, transforma-se no cachorro do título. Antes o regalo fosse para o diretor.

A JÓIA DO NILO
Globo, 16h15.
  
(The Jewell of the Nile). EUA, 1985, 106 min. Direção: Lewis Teague. Com Michael Douglas, Kathleen Turner, Danny DeVito. Sequência de "Tudo por uma Esmeralda". Aqui, a escritora Turner e o aventureiro Douglas acabam no norte da África. Muita agitação, mas a aventura é menos controlada e interessante do que no original.

Colheita Maldita 4
Record, 22h30.  

(Children of the Corn 4). EUA, 96, 85 min. Direção: Greg Spence. Com Karen Balck, William Windon. A série inspirada em Stephen King chega a seu quarto exemplo com um quê de Freddy Kruger. Aqui, uma mulher sofre com terríveis pesadelos estrelados por uma criança. A coisa piora quando um garoto com as mesmas características surge na cidade. E o terror se espalha.

SEGREDO SUJO
Globo, 23h45
  
Título Original: Dirty Little Secret Nacionalidade: Americana Ano de Produção: 1996 Diretor: Rob Fresco Elenco: Tracey Gold, Jack Wagner, Mary Page Keller, Ian Tracey, Michal Suchanek, Ben Cardinal. Moça do interior é capaz de tudo para não voltar à sua terra natal. Para ganhar dinheiro rápido, ela seqüestra o filho mais jovem do xerife. Mas seu namorado e dois amigos, seus comparsas, desconhecem um segredo que pode colocar tudo em risco . Drama. Cor.

O Que Terá Acontecido a Baby Jane?
SBT, 23h45.
   
(What Ever Happened to Baby Jane?). EUA, 62, 134 min. Direção: Robert Aldrich. Com Bette Davis, Joan Crawford. Grande clássico e das belas disputas no cinema entre duas atrizes de primeira. Davis faz irmã invejosa que abespinha a vida da ex-garota prodígio Jane (Joan). Aldrich, em ótima forma, impõe um certo mistério e faz de um teatro filmado uma boa aula de cinema.

Para Sempre Emmanuelle
Bandeirantes, 2h
 
(Emmanuelle Forever). França, 1993, 90 min. Direção: Francis Leroi. Com Sylvia Kristel, Marcella Wallerstein, George Lazenby. A velha Emmanuelle volta a Bangkok, local de suas primeiras aventuras. Agora, dá uma força à jovem namorada de seu antigo amante. Filme que só não é dos inferiores da série porque ainda conta com a presença de Kristel, algo que foi escasseando no correr dos anos, e do ex-007 George Lazenby.

Testemunha do Passado
SBT, 1h15.
 
(Brother Future). EUA, 1991. Direção: Roy Campanella. Com Phil Lewis, Carl Lumbly, Vonetta McGee. Jovem negro é atropelado, bate a cabeça no chão, desmaia e, em vista disso tudo, é remetido ao passado, a 1822, tempo de escravatura de que será testemunha. No mínimo, original.

CANTANDO NA CHUVA
Globo, 2h40.
   
(Singin'in the Rain). EUA, 1952, 102 min. Direção: Gene Kelly, Stanley Donen. Com Gene Kelly, Debbie Reynolds, Donald O'Connor, Cyd Charisse. Um passeio musical pelos primórdios do cinema sonoro. Música, comédia, história e uma pilha de talento: para que mais?

Assassinato na Rádio WBN
SBT, 3h.
  
(Radioland Murders). EUA, 1994, 112 min. Direção: Mel Smith. Com Mary Stuart Masterson, Brian Benben, Ned Beatty. Série de mortes acontece na rádio WBN bem quando ela está prestes a integrar uma grande cadeia de emissoras. O argumento desta comédia ser de George Lucas é motivo digno para enfrentar o horário.

Uma Corrida de Loucos
SBT, 4h40.
  
(The Gumball Rally). EUA, 1976, 106 min. Direção: Chuck Bail. Com Michael Sarrazin, Norman Burton, Gary Busey, Raul Julia. Uma fauna de personagens dos mais diversos tipos dispõe-se a participar do rally Nova York-Long Beach, atravessando o país e enfrentando as dificuldades e trapalhadas decorrentes. Só para São Paulo. Avaliação: 2


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Thiago Lacerda dá show de intertrepação!
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.