UOL


São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRELINHAS

Voto de cabresto

CASSIANO ELEK MACHADO
DA REPORTAGEM LOCAL

Malandragem, aliciamento, calada da noite. É em torno de termos como esses que a disputa pela presidência da principal instituição livreira do país, a Câmara Brasileira do Livro, chega à sua reta final.
O "faroeste" entre os dois candidatos, José Henrique Grossi e Oswaldo Siciliano, está centrado agora no que ambos chamam de "brecha" do estatuto da CBL.
Qualquer empresa ligada ao livro pode se associar na entidade até a próxima quarta-feira e votar já na eleição, marcada para o dia 26. Para ganhar direito ao voto bastam a matrícula e duas indicações de sócios.
Grossi acusa Siciliano de ter arregimentado uma "avalanche" de novos "eleitores". Segundo ele já são 32 os inscritos pela chapa oponente e outros 25 estariam a caminho. Siciliano rebate dizendo que a chapa de Grossi inscreveu "na calada da noite" 11 associados.
Como são pouco mais de 400 os atuais eleitores da CBL, o cabresto pode decidir a briga.

CASA GRANDE
Em meio à disputa pela CBL, a entidade faz sua mudança. A Câmara inaugura sexta-feira a nova sede, em Pinheiros (SP).

DANÇA DAS CADEIRAS
A Academia Brasileira de Letras fechou as inscrições para sua cadeira número 12. A eleição é no dia 20 de março, mas se comenta no Petit Trianon que o fardão já é do crítico Alfredo Bosi.

AUAUAU-IOIOIÓ
A editora José Olympio comprou os direitos de publicação de "Os Saltimbancos", de Chico Buarque. Deve sair já em maio. A irmã do músico, Miúcha, está na mesma JO. Ela vai assinar ilustrações do novo livro de Álvaro Ottoni.

BIC
Jacques Derrida e Michel Butor estão encabeçando manifesto com mais de mil intelectuais contrários ao leilão do espólio do francês André Breton, pai do surrealismo. O e-mail bogartte@execpc.com centraliza as manifestações.

 TERÇA
O sócio-linguista francês Louis-Jean Calvet (Universidade de Aix-en-Provence), fala no Café Filosófico da livraria Cultura (tel. 0/xx/11/ 3024-3599, SP)0 QUARTA"O Pintor Que Escrevia" (Record), de Letícia Wierzchowski ("Casa das Sete Mulheres"), é lançado na livraria da Travessa (tel. 0/xx/21/3205-9002, RJ)

elek@folhasp.com.br



Texto Anterior: "Modos de macho...": Obra revigora código masculino
Próximo Texto: Fora da estante
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.