São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Por Trás da Fama" reforça o mito Cazuza

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Quando "Cazuza - O Tempo Não Pára", de Sandra Werneck e Walter Carvalho, estreou nos cinemas no ano passado, as licenças poéticas típicas de cinebiografias acabaram por ocultar fatos essenciais na vida do ícone roqueiro dos anos 80, vítima da Aids.
Claro, não é função do cinema listar todos os fatos da vida de um personagem como se fosse uma ficha corrida. Isso, espera-se, fica a cargo de um documentário sem afetações. A edição do "Por Trás da Fama" (Multishow) dedicada a Cazuza (1958-90) fica entre o factual e a pura bajulação, uma espécie de versão jornalística do filme.
Assim como o longa, o especial oculta o ex-namorado Ney Matogrosso (ele aparece em microssegundos, em uma foto) ou então o episódio da revista "Veja", com Cazuza já perto da morte.
Ao mesmo tempo em que essas omissões são o ponto fraco do programa, outras similaridades com o filme garantem seu valor para além das raras imagens de arquivo -por exemplo, o Barão Vermelho no primeiro Rock in Rio, em 1985, quando Cazuza usou versos alterados como "Para o Brasil, para o mundo nascer feliz", durante "Pro Dia Nascer Feliz", em referência à então eleição de Tancredo Neves (1910-1985).
É a chance de ouvirmos o outro lado da história, já que, no filme, o parceiro musical Roberto Frejat é pintado com tintas não muito simpáticas. "Incomodava-me ele ser irresponsável. Chegava atrasado para os ensaios e tinha argumentos de garoto mimado, de filho único", diz Frejat. O músico revela também a reconciliação. A dupla ficou cerca de seis meses sem se falar.
"Não o convidei para minha festa de aniversário." Cazuza acabaria aparecendo, fazendo uma entrada bombástica já na porta, correndo e escorregando de joelhos, "como em um show de rock", pedindo perdão. "Ninguém em nossa geração descreveu tão bem o nosso transe como ele", resume Frejat.


POR TRÁS DA FAMA. Quando: amanhã, às 23h15, no Multishow.

Texto Anterior: Cinema: Mostra do Filme Livre começa hoje no Rio
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Auto-ajuda social
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.