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Mostras paralelas surpreendem
DA ENVIADA A MAR DEL PLATA
Ao contrário da seção competitiva -em que a seleção de filmes
decepcionou-, as mostras paralelas do Festival de Mar del Plata
lotaram salas e foram coqueluche
de público e crítica entre os quase
160 filmes apresentados.
Exibido na sessão América Latina 21, o "chileno "Taxi Para Tres"
-sobre um motorista assaltado
que vira ladrão- é cotado para o
premio da crítica, além de ser um
dos mais elogiados pelo público.
Também contou com a aprovação popular o recorte filme-de-gente-esquisita que foi a tônica da
mostra Ponto de Vista. Exemplos
da tendência, o polonês "Czesc,
Tereska", o coreano "Address
Unknown" e o suíço "Hundstage"
esgotaram ingressos.
Com uma seleção de alto nível,
que incluiu "O Caso Pinochet", de
Patrício Guzmán, "Asesinato en
Febrero", de Eterio Ortega, e "Los
Niños de Rusia", de Jaime Camino, os documentários suscitaram
debates entre platéia e cineastas.
"Abril Despedaçado", de Walter Salles, repetiu em Mar del Plata a carreira que havia feito em
Veneza: agradou ao público
-que o aplaudiu ao final das sessões- e recebeu severas restrições da imprensa especializada. A
temática exótica, planos considerados belos demais para retratar o
sertão e o sentimento dos personagens são as principais desaprovações dirigidas ao novo filme do
realizador de "Central do Brasil".
A animação "Waking Live", de
Richard Linklater, também dividiu enfaticamente opiniões, entre
os que o consideram genial e os
que o acham simplesmente chato.
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