São Paulo, sexta-feira, 15 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostras paralelas surpreendem

DA ENVIADA A MAR DEL PLATA

Ao contrário da seção competitiva -em que a seleção de filmes decepcionou-, as mostras paralelas do Festival de Mar del Plata lotaram salas e foram coqueluche de público e crítica entre os quase 160 filmes apresentados.
Exibido na sessão América Latina 21, o "chileno "Taxi Para Tres" -sobre um motorista assaltado que vira ladrão- é cotado para o premio da crítica, além de ser um dos mais elogiados pelo público.
Também contou com a aprovação popular o recorte filme-de-gente-esquisita que foi a tônica da mostra Ponto de Vista. Exemplos da tendência, o polonês "Czesc, Tereska", o coreano "Address Unknown" e o suíço "Hundstage" esgotaram ingressos.
Com uma seleção de alto nível, que incluiu "O Caso Pinochet", de Patrício Guzmán, "Asesinato en Febrero", de Eterio Ortega, e "Los Niños de Rusia", de Jaime Camino, os documentários suscitaram debates entre platéia e cineastas.
"Abril Despedaçado", de Walter Salles, repetiu em Mar del Plata a carreira que havia feito em Veneza: agradou ao público -que o aplaudiu ao final das sessões- e recebeu severas restrições da imprensa especializada. A temática exótica, planos considerados belos demais para retratar o sertão e o sentimento dos personagens são as principais desaprovações dirigidas ao novo filme do realizador de "Central do Brasil".
A animação "Waking Live", de Richard Linklater, também dividiu enfaticamente opiniões, entre os que o consideram genial e os que o acham simplesmente chato.



Texto Anterior: Cinema: "Cama de Gato" fica fora de Mar del Plata
Próximo Texto: Teatro: São Paulo vê quinto Hirsch em 20 meses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.