São Paulo, terça-feira, 15 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro recupera itens inéditos do cineasta

DO ENVIADO A BERLIM

Durante a mostra em Berlim, a editora alemã Taschen anunciou o lançamento, para este mês, de "The Stanley Kubrick Archives" (os arquivos de Stanley Kubrick), apontado como a maior publicação sobre o diretor.
Em 544 páginas e editado por Alisen Castle com ajuda da própria mulher de Kubrick, a pintora Christiane, o livro traz 800 imagens de filmes e 800 itens do arquivo, até agora inéditos, entre cartas, pôsteres e desenhos para cenografia, que buscam dar conta do processo criativo do diretor de "2001: Uma Odisséia no Espaço" (1968).
A publicação é dividida em duas partes: a primeira sobre os filmes, que busca criar uma experiência visual, marca de Kubrick em suas produções, e a segunda, com o material dos arquivos.
Por dois anos, Castle vasculhou os arquivos em busca de material inédito, missão que afirma ter cumprido com êxito: "Olhando os rascunhos de seus roteiros, encontrei referências a cenas nunca filmadas e, entre fotografias, descobri seqüências de imagens abandonadas; lendo notas e cartas, descobri não apenas pistas de sua maneira de raciocínio mas também seu caso de amor com vários tipos de artigos de escritório, máquinas de escrever e canetas", conta ela na introdução do livro.
Não há previsão de lançamento em português, mas o livro já está disponível em inglês, francês, alemão e espanhol, por US$ 200 (R$ 540), no site da editora (www.taschen.com).
(FCY)


Texto Anterior: Exposição disseca processo de criação de Kubrick
Próximo Texto: Cinema: Polonês brilha com filme de amor lésbico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.