São Paulo, sábado, 15 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

100 anos da imigração japonesa

Mostra celebra Japão visto por olhares do Brasil

Evento no Sesc Paulista traz espetáculos de dança e teatro, além de exibir lado pop do Oriente, com animes e cosplays

Yoshito Ohno, filho de Kazuo Ohno, faz hoje e amanhã o espetáculo solo "Kuu'; restaurante do 15º andar servirá pratos típicos

ADRIANA PAVLOVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O Sesc Paulista se veste de Oriente a partir de hoje para virar território japonês nos próximos dois meses. Ali, espalhada em quatro andares do prédio, acontece a exposição-evento "Tokyogaqui" (trocadilho que significa "imagem de Tóquio aqui"), que pretende mostrar as múltiplas facetas culturais do Japão de ontem e de hoje vistas por brasileiros.
Se há um forte e assumido destaque para o butô e suas ramificações brasileiras, com uma exposição celebrando os 101 anos do mestre Kazuo Ohno e uma série de espetáculos de dança, o Japão mais pop, com animes e cosplays (fantasias inspiradas em desenhos), também está presente.
O restaurante do 15º andar foi transformado em jardim japonês, oferecendo pratos típicos, enquanto o topo do prédio, onde há uma vista privilegiada de toda a cidade, servirá de palco em abril para a performance da bailarina Elisa Ohtake, neta da artista plástica Tomie -tudo dentro dos festejos do centenário da imigração japonesa.
"Ga", em japonês, significa imagem. Queremos mostrar aqui como nós que estamos no Brasil vemos o Japão. Somos apresentados ao Japão por várias mediações, marcadas por um interessante diálogo entre a tradição e o pop", explica Christine Greiner, curadora do evento ao lado de Ricardo Muniz e Hideki Matsuka.
No andar dedicado ao butô, Ohno é lembrado com preciosidades de seu acervo, como figurinos, fotos e filmes. Há ainda uma homenagem a Takao Kusuno, introdutor do butô no país. Um palco no meio da exposição exibirá trabalhos de dança e teatro, começando pelo próprio filho de Kazuo, Yoshito Ohno, que apresenta apenas hoje e amanha o solo "Kuu".


TOKYOGAQUI
Quando:
abertura hoje; de ter. a dom., das 13h às 21h; até 4/5
Onde: Sesc Paulista (av. Paulista, 119, tel. 0/xx/11/3179-3700)
Quanto: entrada franca

KUU
Quando:
hoje e amanhã, às 20h
Onde: Sesc Paulista - 9º andar
Quanto: R$ 5 a R$ 20


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Livros - Crítica/"Chasing the Flame": Biografia reflete sobre Vieira de Mello
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.