São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leve um "oscarizável" para dentro de casa

da Reportagem Local

As principais produções concorrentes ao Oscar já estão nos cinemas brasileiros. Mas quem preferir assisti-las no sofá de casa em vez de nas poltronas dos cinemas não contará este ano apenas com a ajuda de um punhado de títulos disponíveis nas videolocadoras.
Boa parte dos candidatos às estatuetas douradas que serão distribuídas no domingo foi transformada em livros e pode ser encontrada nas livrarias brasileiras.
Na próxima segunda-feira, elas recebem um dos favoritos ao Oscar 99. "Shakespeare Apaixonado", candidato ao maior número de estatuetas deste ano, já chega às prateleiras consagrado. O roteiro do filme, que está sendo lançado pela Rocco, abocanhou o Urso de Prata nessa categoria no prestigiado Festival de Berlim deste ano.
Outro texto já premiado chega às livrarias esta semana. Escrito pelo ator/diretor italiano Roberto Benigni (em parceria com Vincenzo Cerami), o roteiro de "A Vida É Bela", que concorre ao Oscar nessa categoria, foi editado no Brasil pela Companhia das Letras.
Como apresentação do livro, há um texto em que Benigni "fala pela primeira vez" sobre seu filme, e diz que "A Vida É Bela" lhe causa uma "emoção que dilata os pulmões, faz doer o quadril, desloca as costelas e enche o coração de ternura".
O principal candidato a enfear a vida de Benigni na categoria "filme estrangeiro" também já está nas livrarias. O "prata da casa" "Central do Brasil" reúne, em sua versão livro, da editora Objetiva, o roteiro, dezenas de fotografias e desenhos feitos pela diretora de arte Carla Caffé. A última página traz reprodução de carta que Robert Redford enviou ao diretor informando que o roteiro de "Central" havia ganho o Prêmio 100 Anos de Cinema, dado pelo Sundance Institute.
Entre os livros de "oscarizáveis", há também os que não centram fogos no roteiro. A munição principal do livro "O Resgate do Soldado Ryan" é um conjunto primoroso de fotografias do filme. Feitas por David James, um dos principais nomes em fotografia cinematográfica, as imagens revelam a crueza da guerra criada por Spielberg.
O livro não é o único lançamento da nova editora paulistana Manole na área cinematográfica. Lançado há dois meses, o livro "O Show de Truman" reproduz o roteiro do filme. O australiano Peter Weir, que concorre ao Oscar pela direção do filme, é o responsável pela introdução do volume, que traz um caderno com 24 páginas de fotografias das 24 horas nas quais Truman Burbank, personagem do filme, está sendo perseguido por câmeras. (CASSIANO ELEK MACHADO)


Texto Anterior: Oscar 99: 5.457 pessoas escolhem os melhores do ano
Próximo Texto: Vídeo - lançamentos: É ruim, mas é bom
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.