São Paulo, sábado, 15 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA
Amazonas monta íntegra de "O Guarani"

da Agência Folha, em Manaus

A empresa São Paulo Imagem Data, criadora da Orquestra de Câmara de São Paulo, e o governo do Amazonas divulgaram, na última quinta-feira, em Manaus, a programação do 4º Festival Amazonas de Ópera.
O evento faz parte das comemorações oficiais dos 500 anos do Brasil e apresentará, pela primeira vez no país, a montagem integral, com as partituras restauradas, de "O Guarani", escrita por Carlos Gomes em 1873.
A ópera também será apresentada em forma de concerto, sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, na maior área popular da cidade, o anfiteatro da Ponta Negra. O concerto abre a programação do festival, no dia 23.
A ópera "O Guarani" estréia dia 25, no teatro Amazonas, com direção cênica de Iacov Hillel e cenografia de Renato Teobaldo.
Cerca de 130 artistas estarão no palco para a apresentação de três horas. O tenor Eduardo Itaboray e a soprano Cláudia Riccitelli farão os papéis do índio Peri e da jovem portuguesa Ceci.
O produtor Cleber Papa disse que a montagem da ópera integral só foi possível após a recuperação das partituras por uma equipe da Funarte (Fundação Nacional das Artes) e pelo maestro Roberto Duarte. "As partituras foram cedidas para o festival. É a única versão integral e revista por um maestro no mundo."
Além de "O Guarani", serão apresentadas as óperas "A Voz Humana", do francês Francis Poulenc, no dia 5 de maio, e "As Bodas de Fígaro", de Mozart, nos dias 23 e 25 de maio.
O evento, que custará R$ 700 mil, será patrocinado integralmente pelo governo do Amazonas. (KÁTIA BRASIL)


Texto Anterior: Festival começa com Gilberto Gil
Próximo Texto: Música: Guilherme de Brito põe seu sorriso no caminho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.