São Paulo, sexta-feira, 15 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Mateus 16:23

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

Meu Deus do céu! Segunda-feira chega às rádios (de lá) a nova música do White Stripes, "Blue Orchid", que vai estar no quinto álbum da superdupla de Detroit. Sem escalas, no mais tardar na terça, a canção deve estar disponível para qualquer um no planeta que tenha um computador com uma plaquinha de áudio minimamente decente.
Até aí, tudo bem. A brilhante banda de um guitarrista insano e uma baterista, hum, delicada, é sempre um evento.
O negócio é que, em plena onda católica que varre o planeta, a dupla Jack e Meg White deixa o pop em suspenso à espera do tal novo disco que nascerá para suceder o extraordinário "Elephant", a ser lançado em 6 de junho. "Blue Orchid" é o primeiro single e a faixa de abertura do CD, que vai se chamar... "Get Behind Me Satan".

Repercussão
O nome do álbum causou um furor nesta semana quando foi divulgado. A frase em princípio assusta os que não têm tanto conhecimento bíblico assim, embora saibam direitinho quem é o pai do rock. Mas o susto logo vira um mistério exatamente por causa da passagem do livro sagrado, que em português encontra tradução em "Para trás de mim, Satanás!", ou no latim pop "Vade Retro, Satanás".
Mateus 16:23. O que deu em Jack?
E os caçadores de teorias sinistras já deram início à busca de explicações, como se tivessem diante do seriado "Lost". Sem contar que o personagem principal de "Lost" é Jack. Olha eu viajando...
Pelo pouco que se sabe do disco e do single, especula-se que Jack White quer exorcizar dramas passados, como problemas na Justiça (arrebentou a cara do vocalista do Von Bondies), acidente de carro (quebrou o dedo indicador esquerdo em três pedaços e precisou botar pinos), final de relacionamento hollywoodiano (tinha até anunciado casamento com a atriz Renée Zellweger, mas ela acabou o romance). E seguir seu "caminho".
Na música "Blue Orchid", que vai ser conhecida na semana que vem, Jack grita "Get behind me, get behind me now", sem no entanto mencionar o "Satan".
Segundo os poucos que ouviram a nova música do White Stripes, ela começa com um som de baixo, instrumento faltante na composição da banda. Jack tira o som de baixo de sua guitarra, como o fez em "Seven Nation Army", o hit maciço que abria o disco anterior. Mas logo a guitarra vira guitarra -e bem distorcida.

Coldplay
Muito ainda vai se falar de "Get Behind Me Satan". O disco "satânico" do White Stripes será lançado exatamente no dia em que sai o aguardado "X&L", o novo do Coldplay, uma banda do bem. Uma batalha santa pelos primeiros lugares das paradas será certamente travada.
O White Stripes, foi anunciado, não fará turnê inglesa nem americana assim que o CD novo chegar às lojas. O único show previsto nos grandes centros será no megafestival Glastonbury, em junho, onde a banda foi vendida como a grande atração.
Jack White afirmou que primeiro quer mostrar o quinto álbum em lugares que nunca viram a banda ao vivo. Cogita-se que a banda toque no famoso teatro Amazonas, em Manaus.
Entre as faixas de "Get Behind Me Satan" estão "My Doorbell", "Forever For Her (Is Over For Me)", "Little Ghost" e "Take, Take, Take".


@ - lucio@uol.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema: Toni Venturi retira a venda da ditadura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.