São Paulo, quinta-feira, 15 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Coleção mostra obra de Lupicínio Rodrigues

Livro-CD, nas bancas no domingo, destaca vida e produção do compositor gaúcho, autor de "Nervos de Aço" e "Volta"

Tendo o primeiro sucesso lançado em 1938, Lupicínio tratou com maestria questões como traição, dor de cotovelo e vingança

1973/Folha Imagem
O cantor e compositor Lupicínio Rodrigues, em foto de 1973

DA REPORTAGEM LOCAL

Natural de Porto Alegre, onde nasceu em 1914 e morreu em 1974, Lupicínio Rodrigues é o compositor brasileiro que melhor utilizou-se de temas como dor de cotovelo, vingança e traição, sempre tratados com sofisticação em suas canções.
Autor de sucessos perenes como "Nervos de Aço", "Volta" e "Cadeira Vazia", Lupicínio Rodrigues é o tema do sexto livro-CD da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo.
Lupicínio teve o primeiro sucesso, "Se Acaso Você Chegasse", em 1938, na voz de Ciro Monteiro. Nas duas décadas seguintes, foi gravado ainda por Orlando Silva, Linda Batista, Moreira da Vila e, em especial, por Francisco Alves, na época de músicas como "Esses Moços", "Vingança" e "Felicidade". Nos anos 70, foi também interpretado por Paulinho da Viola, Caetano, Gal Costa e Gil.
O autor do livro sobre Lupicínio Rodrigues é o músico Arthur de Faria e a edição traz biografia, discografia e fotos. No CD estão, entre outras, "Vingança", com Linda Batista, "Se Acaso Você Chegasse", com Elza Soares, "Judiaria", com Arnaldo Antunes, e "Nervos de Aço", com Paulinho da Viola.
A Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira é composta por 25 livros-CDs, nas bancas aos domingos até 29 de agosto. Cada volume é dedicado a um compositor da primeira metade do século 20.


Texto Anterior: Para Bienal, "pixo" pode ser arte e política
Próximo Texto: Autor americano põe crueldade em primeiro plano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.