São Paulo, quarta, 15 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NETVOX
Audiência preguiçosa

MARIA ERCILIA
do Universo Online

Desde a cafeteira até a agenda eletrônica, quase todas as máquinas que temos em casa fazem muito mais do que queremos saber.
Programar o vídeo para gravar um filme numa hora x, descobrir como copiar dados da agenda eletrônica para o computador ou trocar os recados da secretária eletrônica à distância são detalhes que ficam para depois ou não chegam a ser cogitados.
Assim acontece com o Netscape -ou Explorer, conforme o gosto do freguês. Para cada pessoa que lembra de mudar o endereço da página de abertura do navegador, há centenas que nunca param para pensar nisso. Ou falta tempo, ou não sabem que a possibilidade existe, ou simplesmente não se importam o suficiente.
E assim reputações são construídas. Dois campeões de audiência da Web, a página de abertura da Netscape e da Microsoft (www.mediametrix.com/press/press-mm46.htm), só chegaram lá porque milhares, milhões de pessoas -aquelas que não acertam o relógio do computador e deixam o visor do microondas perpetuamente piscando- não mudam a página de abertura do navegador.
Todo dia elas ligam o computador, abrem o browser e por alguns segundos contemplam com olhar vazio as desinteressantes e amontoadas páginas das duas empresas. Pronto, alguns hits na vala comum dos programas de log.
Mas, como conceito de marketing e vento são de graça, alguém deve ter chegado à conclusão de que essa audiência inerte e involuntária é uma mina de ouro -pelo menos os números impressionam os anunciantes.
Foi assim que a Netscape reformou sua página toda, encheu de HTML dinâmico e rebatizou-a de Netcenter, em setembro do ano passado. Ficou mais atulhada que nunca -tem uma loja eletrônica, um serviço de turismo, notícias etc. Virou site de "conteúdo".
A Netscape hoje não tem muito a oferecer além de seus milhões de hits, herança dos idos de 95, quando chacoalhou a indústria de software com seu navegador -o jeito é tentar transformá-los em dinheiro. A Microsoft, que nunca despreza uma idéia a ponto de não copiá-la, vai lançar em breve uma página chamada "Start", unificando os sites de conteúdo que produz.
Assim, se você ouvir a palavra "portal" (pronunciada no tom reverente que se reservava para o "push" alguns meses atrás), já sabe: são sites que querem ser o seu ponto de partida na Web. O Yahoo foi o primeiro a ir nessa direção, no ano passado. Hoje tem de tudo: vende seguros, oferece notícias personalizadas, cotações de ações, e-mail gratuito, bate-papo e agora acesso, em parceria com a MCI.
Programas de busca como Lycos e Excite também começam a oferecer algo além de seu produto principal. É mais ou menos como aproveitar um local de tráfego intenso na cidade e abrir ali uma banca, uma lojinha, um mercado...
Distorções
Reclama-se que a audiência na Web é difícil de medir. Ao contrário, deve ser o meio em que a medição é mais precisa. Você pode saber exatamente onde o leitor pára, o tempo médio que se gasta em determinada página ou serviço etc. Isso é impossível em outras mídias. Quantas pessoas leram a página 4 de uma revista? Quantas usaram o controle remoto na hora do comercial?
Quando a medição se detém somente no volume de hits é que podem ocorrer distorções. Sites como a Netscape e a Microsoft têm também muito tráfego devido à cópia de software, por exemplo. Vai demorar algum tempo para os anunciantes perceberem que um grande número de hits não significa audiência de fato.

E-mail: netvox@uol.com.br


Exposição reúne trabalhos de Web arte
Re-u-man é um dos trabalhos da exposição de Web arte "Beyond Interface" (www.archimuse.com/mw98/beyondinterface/). Piotr Szyhalski, Olia Lialina e Jodi são alguns dos artistas incluídos. Veja ainda "Great Wall of China" e o browser "Web Stalker"


MICROFILMES

O site da D.Film (www.dfilm.com/) vai mostrar toda semana um novo filme feito especialmente para a Web.
O site já tem alguns clips animações e filmes, todos em QuickTime 3.0. Um deles, chamado "Anna in the Sky", estreou no Sundance Festival.
A idéia é usar as restrições da Web de forma criativa, em vez de tentar imitar a linguagem tradicional do cinema. "Flick Tips" é uma seção do site que ensina alguns truques para obter um resultado melhor em filmes feitos para a Web.


WINDOWS 98

A Microsoft finalmente marcou a data para o lançamento do Windows 98: 25 de junho.
O silêncio em torno dos preparativos para o lançamento do programa é quase total -ao contrário do que aconteceu quando foi lançado o Windows 95, numa megacampanha mundial que custou fortunas.
O preço oficial do programa Windows 98 nos Estados Unidos vai ser de US$ 109.
Como tinha sido anunciado anteriormente, a empresa pretende integrar o Internet Explorer ao sistema operacional.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.