São Paulo, quarta, 15 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dança é principal recurso

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

A nova produção do Balé da Cidade de São Paulo (BSP), "Enthousiasmós", que encerra temporada hoje, no Teatro Municipal, estimula a reflexão sobre a formação e o desenvolvimento de coreógrafos no Brasil.
Produto de uma iniciativa ousada de José Possi Neto, atual diretor-artístico do BSP, "Enthousiasmós" é uma coreografia que contou com a participação de todos os bailarinos do grupo.
Vale notar que Possi Neto, embora seja um profissional de teatro, estimulou junto ao elenco a utilização da dança como recurso principal, sem recorrer aos inúmeros atalhos que hoje deixam a coreografia em segundo plano, para compor um mosaico que mistura mímica, texto falado, canto, efeitos sonoros e de imagem.
Claro que o cruzamento de linguagens pode levar a resultados estimulantes e reveladores. Mas, por opção ou dificuldade, a coreografia, no sentido pleno, em geral tem sido pouco e mal explorada.
Com "Enthousiasmós", Possi e o BSP assumem o risco de cair no vazio, para desenvolver uma obra que descarta lugares-comuns da produção contemporânea e retoma a eloqência primordial dos movimentos.
Tal proposta já concede importância a "Enthousiasmós" que, como primeira experiência do gênero no BSP, revela o potencial criador dos bailarinos, mas também expõe a falta de fluência e desenvoltura coreográficas que se adquirem com a prática.
Ao integrar inquietações de diferentes intérpretes-criadores, o ritmo e a articulação de cenas de "Enthousiasmós" por vezes se afrouxam, prejudicando o andamento do espetáculo.
No entanto, a variedade de movimentos que percorrem certas sequências cria composições interessantes, cuja ordenação no espaço cênico é valorizada pela iluminação impecável, o despojamento cenográfico e os figurinos que, embora assinados por Alexandre Herchcovitch, assumem apenas a discreta função de se adaptar à movimentação dos bailarinos.
Ao longo de "Enthousiasmós", também é curioso notar que o repertório de movimentos do elenco tende para introspecção sinuosa, sem se entregar à expansão e à busca do espaço externo. Assinalando novas conquistas para o BSP, encerra uma proposta instigante, que dá seus primeiros passos dentro da companhia.


Espetáculo: "Enthousiasmós", com o Balé da Cidade de São Paulo
Quando: hoje, às 21h
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nš, tel. 011/223-3022)
Quanto: de R$ 2 a R$ 8



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.