São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Milionário num Instante
SBT, 14h.

(Taking Care of Business). EUA, 1990, 110 min. Direção: Arthur Hiller. Com James Belushi, Charles Grodin. Presidiário foge de penitenciária, encontra a agenda de um rico executivo e tenta se fazer passar por ele. Comédia de erros dirigida pelo ex-presidente da Academia de Hollywood. Isto é, um burocrata em tempo integral, às voltas com argumento animador.

A História sem Fim
Globo, 15h30.

(The Neverending Story). Alemanha, 1984, 94 min. Direção: Wolfgang Petersen. Com Noah Hathaway, Barrett Oliver, Tami Stronach. Garoto encontra, numa livraria, um formidável livro de histórias fantásticas. Ao mesmo tempo em que se lança à sua leitura, o garoto começa realmente a entrar na história, participando dela, de suas surpresas e riscos. Enfim, uma metáfora da leitura e seus prazeres (e riscos, por que não?) e uma espécie de homenagem sensível do cinema à literatura, baseada na obra do escritor Michael Ende.

Tempo Irreal
Bandeirantes, 22h.

(Midnight Man). EUA, 1997, 89 min. Direção: Jim McBride. Com Timothy Hutton, Susy Amis, John Glover. Após morrer junto com a família, durante massacre, homem recebe chip que o faz reviver, transformado em "robocop". Mas um estranho "robocop". Ao descobrir que a filha não morrera, ele quer recuperar o passado, o que é impossível, conforme a programação. Uso criativo da saga inaugurada em "Robocop", de Paul Verhoeven.

Assassinato por Decreto
Bandeirantes,1h30.

(Murder by Decree). Canadá/Inglaterra, 1976, 121 min. Direção: Bob Clark. Com Christopher Plummer, James Mason, Donald Sutherland. Ao investigar série de assassinatos de prostitutas, Sherlock Holmes (Plummer) e o dr. Watson (Mason) topam com nada menos do que Jack, o Estripador. Dado por comentaristas norte-americanos como um filme bem acima da média. O elenco garante.

Intercine
Globo, 1h50.

Ganha o direito de ser exibido hoje, na sessão dita interativa da emissora, o vencedor da disputa entre "Longe da Realidade" (EUA, 1997, de Michael Elias, com Suzanne Somers, Chad Christ, Robert Desiderio) e "Os Donos do Poder" (EUA, 1986, de Sidney Lumet, com Richard Gere, Julie Christie, Gene Hackman).

Uma Espécie em Extinção
SBT, 2h.

(Where the Buffalo Roam). EUA, 1980, 96 min. Direção: Art Linson. Com Bill Murray, Peter Boyle, Bruno Kirby. Semibiografia em tom de comédia do jornalista Hunter S. Thompson, suas coberturas e relações com seu amigo e advogado Laslo (que na vida real se chamaria Oscar Acosta). O diretor Art Linson fixou-se no cinema sobretudo como produtor.

Liberdade em Nome da Lei
Globo, 3h50.

(Marked for Murder). EUA, 1993. Direção: Mimi Leder. Com Powers Boothe, Billy Dee Williams, Laura Johnson. Criminoso da pesada (Boothe) dispõe-se a ajudar a polícia a combater onda de violência. Não só isso, como com o tempo descobre-se um excelente policial. A vida é bela.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Onde andam as deusas da Boca?

Passemos pela requintada carne de vaca que o Canal Brasil oferece: "Bye Bye Brasil" (21h), de Cacá Diegues, e "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (23h30), de Glauber.
Fiquemos com "Pecado Horizontal" (1h30), de José Miziara, um dos piores diretores de cinema que o mundo produziu. O que chama a atenção é o elenco: Marisa Sommer, Zilda Mayo, Matilde Mastrangi.
Belas, varzeanas, vulgares. Mas também simpáticas, afáveis, delicadas e até talentosas. As deusas da Boca do Lixo formavam o Olimpo do espectador popular (e não só!) dos anos 70. Havia outras: Helena Ramos, Aldine Muller, Nicole Puzzi, Zaira Bueno, Alvamar Taddei, Patricia Scalvi. Resgatar sua história é resgatar parte do cinema brasileiro. (INÁCIO ARAUJO)

CINEMA

Eurochannel começa a mostrar Festival de Cannes
Hoje, às 22h30, o Eurochannel exibe a cerimônia de abertura do 55º Festival Internacional de Cinema de Cannes e dá início à programação especial. Amanhã, o "Eurocinema" (22h30) traz a biografia de David Lynch, premiado no ano passado com a Palma de Ouro de melhor diretor, por "Cidade dos Sonhos". Na sexta, o canal exibe duas produção sobre o evento, "Cannes e a História" (22h30) e "55 Anos de Festival" (23h30). Dia 26, às 23h, vai ao ar a festa de encerramento.

EXEMPLO

Raí conta a história do catador de papel que criou um cinema
O "Boa Notícia", programa apresentado pelo ex-jogador de futebol Raí, mostra como José Luiz Zagati criou uma sala de projeção para dividir sua paixão por filmes com a comunidade pobre da cidade onde mora. O esforço do catador de papéis para manter o cinema em funcionamento e renovar as obras em exibição também são tema. A atração traz ainda entrevista com Mônica Corullon, coordenadora do Programa de Voluntários Comunidade Solidária de São Paulo. O "Boa Notícia" vai ao ar no canal Futura, às 22h.

ENTREVISTA

Tom Waits está no "Late Show" de hoje
O cantor e compositor Tom Waits, que iniciou sua carreira em 1973, com o disco "Closing Time", e mistura em seu trabalho elementos de rock, blues e folk, entre outros estilos, é o convidado de hoje de David Letterman (GNT, 22h). Tom Waits fala sobre sua produção musical e suas frequentes aparições em papéis pouco convencionais no cinema -como um doente mental no "Drácula" de Francis Coppola e um mendigo em "Ironweed", de Hector Babenco.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.