São Paulo, domingo, 15 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Lucas, De Palma... quem é o avesso e o direito?

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Engraçado como a geração dos cineastas americanos dos anos 70 tomou caminhos distintos. Alguns mantiveram, em meio às engrenagens, uma estética aguçada e crítica, como Martin Scorsese. Outros assumiram posição quase empresarial, com seus filmes confirmando suas visões de mundo não muito densas ou preocupadas em sacudir a poeira da mediocridade, como George Lucas e Steven Spielberg.
Que fique claro: o fato de um cineasta, hoje, estar preso ao cinema comercial não o desqualifica. James Cameron, por exemplo, passou horas a fio com os executivos do blockbuster "Titanic", inclusive abrindo mão do salário, para assim realizar um filme crítico e esteticamente soberbo.
O capital e a idéia de público não são problemas. A questão é Spielberg e Lucas rezarem pela ordem e clareza de sentido das coisas no mundo. Olhar ingênuo sobre a vida, o que é imperdoável quando o assunto é arte.
Um pouco disso havia neles ainda nos anos 70, como em "Guerra nas Estrelas", que consumiu a saúde de Lucas, obcecado que estava em levar a cabo seu projeto. Mas logo a seguir, em "O Império Contra-Ataca" (Fox, 17h30), o melhor filme da série, já estava ali o Lucas empresário e comedido.
Para ilustrar, o melhor é assistir ao policial "Olhos de Serpente" (HBO2, 16h30), de seu colega Brian De Palma. É um típico filme de gênero que, logo de início, mostra um enorme plano-seqüência, que dura até a cena do crime.
Depois, a decupagem vai se "domesticando" ao passo que a verdade vem à tona. O que está em pauta, então, é o exercício de cinema, onde a câmera passeia livre pelos espaços, quase visível ao espectador graças aos seus movimentos. Daí que não há efeito da Industrial Light & Magic que chegue aos pés do talento de um De Palma.

Texto Anterior: Crítica: Falabella e Talma operam milagre às sete
Próximo Texto: Cinema: Jovem reencontra o amor em "Ensina-me a Viver"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.