São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Televisão/Ciência

Futura homenageia cientistas brasileiros

EDUARDO GERAQUE
DA REPORTAGEM LOCAL

Qualquer iniciativa televisiva para homenagear os desconhecidos cientistas brasileiros merece ser vista. Mas isso não significa que uma boa ideia será, na prática, um grande produto.
A série que o "Globo Ciência" leva aos telespectadores do Canal Futura começa pelo personagem certo. O médico Carlos Chagas (1879-1934), que há cem anos descobriu uma doença transmitida pelo barbeiro e que acabou conhecida pelo nome de mal de Chagas, é, com razão, um dos maiores cientistas brasileiros até hoje.
A série, na sequência, promete apresentar a videobiografia de Johanna Döbereiner (quem?) e de Cesar Lattes.
A primeira, nascida na antiga Checoslováquia, foi uma grande agrônoma. Lattes era um físico muito irreverente e, claro, de grande importância. Como toda homenagem, esses três programas da série poderiam ser mais sóbrios. Ou seja, eles homenagearam demais os cientistas, que, apesar de tudo, foram bem escolhidos.
O estudante-telespectador, por exemplo, além de aprender sobre a obra dos personagens, poderá ter a impressão de que a ciência é focada no individualismo. Mas, na prática, sem uma equipe não se faz descoberta nenhuma atualmente.


GLOBO CIÊNCIA
Quando:
sobre Chagas, hoje (16h) e amanhã (21h30); sobre Döbereiner, estreia no domingo (14h)
Onde: Canal Futura
Classificação: livre



Texto Anterior: Artes plásticas: Museus ganham obras da SP Arte
Próximo Texto: Crítica: Paul Mazursky vê o fantasma da liberdade sexual
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.