São Paulo, sábado, 15 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/DVD

"National Kid" diverte por resgatar a nerdice da década de 1960

DVDs com episódios remasterizados têm extra que resume luta de herói japonês contra os marcantes incas venusianos

RODOLFO LUCENA
EDITOR DE INFORMÁTICA

A nerdice não é privilégio destes tempos de web 2.0, iPod, iPhone, iPad, iQualquercoisa. A internet ajudou a espalhar a palavra, facilitou o aparecimento de mais fanáticos por tecnologia, ficção científica, videogames e quejandos.
Mas, já há muito tempo, aqui nesta galáxia, pessoas se reuniam para apreciar as aventuras de um cientista que virava super-herói para enfrentar ameaças do espaço sideral e das profundezas do planeta.
Era National Kid, que estrelava um seriado de mesmo nome vindo do outro lado do planeta, precursor da esquadra japonesa de heróis. Chegou ao Brasil na década de 1960, quando formou a primeira geração de geeks que odiavam os incas venusianos e saiam pela rua a assobiar a musiquinha que abre a série e gritavam: "National Qui-í-do".
Hoje cinquentões, os fãs podem se deliciar com a série completa, remasterizada, com som razoável (provavelmente, melhor do que o ouvido nos antigos aparelhos de válvula).
Uma primeira caixa saiu no ano passado. Agora, chega uma segunda, com três DVDs: duas histórias completas, fechando a série, e ainda um extra que, para o novo apreciador, talvez seja mais legal do que os originais. É verdade que "Kid" não resiste a uma avaliação crítica, por menos severa que seja. É pobre em técnica, as histórias não têm pé nem cabeça, e a coerência foi para o espaço. Mas há que notar algumas sacadas premonitórias de valor.
O rádio mágico que a turma de garotos usa pode ser considerado um tataravô dos celulares. Volta e meia, não pega (quem sabe, está fora da área de serviço). E só volta a funcionar após enérgicas sacudidelas. Os garotos, por sinal, são divertidos, com caras e bocas, gestos de surpresa e atos de bravura mesmo diante dos inimigos mais brutais.
Talvez tenham sido eles, mais do que o herói, que levaram a série aos corações da gurizada nerd do passado. Para estes, o DVD extra é um presentão. Traz um filme, produzido por um grupo de fãs (e mais informações não há no DVD), com um resumão das aventuras de National Kid contra os incas venusianos, exatamente a história mais marcante do seriado. Além disso, mostra em cores (todo o resto é em preto e branco, é claro) uma entrevista com o dublador responsável pela voz de National Kid no Brasil, ele também um fã da série.


NATIONAL KID

Lançamento: Focus Filmes
Quanto: R$ 69,90
Classificação: não informada
Avaliação: ótimo (pelas horas divertidas do passado)




Texto Anterior: Crítica/ "O Lago", "O Fuzil de Caça" e "Quinquilharias Nakano": Em três livros, japoneses veem erotismo com desencantamento
Próximo Texto: Laertevisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.