São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

THIAGO NEY

A nova "Crazy"

A partir de uma esquecida canção, "Beggin'", produtor francês faz versão que traz a soul music aos anos 2000

MAIS OU menos nesta época do ano, em 2006, começava a tocar nas principais rádios do mundo uma faixa que trazia a soul music para os anos 2000, levada por um vocal grave e poderoso e batidas eletrônicas não-intrusivas. Era "Crazy", que fez a fama da dupla norte-americana Gnarls Barkley.
Pois um francês desconhecido e de nome estranho, Pilooski, parece ter feito a "Crazy" de 2007. É "Beggin'", que não é nova, mas um "edit" de uma faixa meio obscura dos anos 60.

 

A música eletrônica é uma babel de gêneros e subgêneros quase imperceptíveis entre si para alguém como eu, mas fãs de deep house, soulful house ou micro house elencam com energia as sutis diferenças entre um e outro. O "edit" é mais um nome incorporado ao vocabulário da dance music. É parente e muito parecido com o remix, mas, guarda algumas características próprias.
 

Enquanto o remix não precisa necessariamente ter uma relação formal com a música original, o "edit" deve preservar a estrutura básica da canção. Um exemplo é "Beggin'". A música original foi gravada por Frankie Valli e o conjunto The Four Seasons em fevereiro 1967. A música foi lançada nos EUA e fez algum sucesso. Foi quase esquecida depois, em parte porque, em maio daquele ano, Frankie Valli lançaria "Can't Take My Eyes Off You", tremendo hit romântico que ganha regravações até hoje.
 

O francês Cédric Marszewskim, 34, o Pilooski, conservou os vocais de Valli e grande parte da instrumentação da música, adicionou poucos mas efetivos efeitos eletrônicos e... transformou "Beggin'" num hit em 2007. A música acaba de ser lançada na Europa pelo selo 679 Records e está sendo tocada nas rádios. Dá para ouvir "Beggin'" no www.myspace.com/pilooski.
 

E talvez dê para ouvir "Beggin'" "ao vivo". Pilooski se apresenta no Brasil no final deste mês. No dia 23, ele toca no Vegas, em São Paulo.
 

A distribuidora Magnus Opus lança no Brasil, pela primeira vez em DVD, o filme "Sympathy for the Devil", filme de 1968 dirigido por Godard, que traz os Rolling Stones, os Panteras Negras...
Outro lançamento é "Sid & Nancy", que chega às lojas de DVDs pela primeira vez (em 2004, teve venda apenas em bancas).
 

Amanhã o Auditório Ibirapuera, em São Paulo, promove sessão do documentário "Before the Music Dies", que pretende discutir os problemas e os caminhos da música moderna. Há entrevistas com Eric Clapton e Erykah Badu, entre outros artistas e especialistas. A sessão, gratuita, começa às 17h. Mais sobre o filme em www.beforethemusicdies.com.

thiago@folhasp.com.br

Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Cinema/estréias - Crítica/"Depois do Casamento": Drama multicultural evita facilidades
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.