São Paulo, quarta-feira, 15 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

música

CRÍTICA POP

Astro de "Glee" mostra que sobreviverá ao fenômeno

Matthew Morrison grava melodias fortes em disco maduro e inspirado

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

A série "Glee" é uma praga que assola a música pop. Além de ressuscitar semanalmente na TV clássicos que muitas vezes poderiam continuar tranquilamente eternizados em suas versões originais, o carimbo "Glee" se espalha pelos lançamentos de discos.
Álbuns com as músicas exibidas na série ocupavam, no último final de semana, metade da lista dos dez CDs mais vendidos nos Estados Unidos. Agora, além do material produzido para os episódios, os atores-cantores do elenco se arriscam em carreiras fonográficas próprias.
Entre muita coisa insípida, uma exceção é Matthew Morrison, que interpreta Will Schuester no seriado da Fox e acaba de lançar seu primeiro e homônimo álbum. Uma competente e charmosa coleção de canções pop adultas, agradáveis e envolventes.
Aos 32 anos, Morrison não é exatamente uma novidade. O cara tem um longo currículo de musicais, alternativos e na Broadway. Foi elogiadíssimo em "Hairspray" e "The Light in the Piazza". Indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro pelo trabalho em "Glee", mostra em disco que pode ir mais longe.
"Matthew Morrison", o álbum, reúne melodias poderosas, que soam pop mas não têm nada de simplórias. Morrison gosta de gente sofisticada como Elvis Costello, Burt Bacharach e Elton John.
Este último, inclusive, gravou uma das faixas do álbum em dueto com o ator-cantor, "Mona Lisas and Mad Hatters /Rocket Man".
O projeto tem mais dois convidados em duetos, com ótimos resultados. "Let Your Soul Be Your Pilot", de Sting, tem o próprio dividindo com Morrison os versos dessa canção sobre um amigo que morre de Aids.
A outra colaboração traz mais um nome que transita fácil entre atuação e música. Gwyneth Paltrow, que já tinha mostrado a voz bem afinada há tempos no filme "Duets" e se prepara para lançar um álbum próprio, canta com Morrison a clássica "Somewhere Over the Rainbow". Ficou fofinha.
O primeiro single do álbum, "Summer Rain", é um quase reggae, música "ensolarada". Esse espírito "para cima" está espalhado pelo álbum. A voz de Morrison não é forte, mas extremamente educada, trabalhada em arranjos felizes.
Dificilmente Matthew Morrison vai conseguir separar sua imagem do fenômeno "Glee". Mas não será por falta de brilho próprio.

MATTHEW MORRISON

ARTISTA Matthew Morrison
LANÇAMENTO Universal Music
QUANTO R$ 26, em média
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Análise: Produção árabe está longe de se organizar em um único bloco
Próximo Texto: Brasileiros "pagam" para tocar no exterior
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.