São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOWNLOAD

Nova York e o som do agora

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

De carona na revista britânica ""Dazed & Confused", a "Download" faz uma visita virtual à mais pulsante cidade pop do mundo, de dois anos para cá.
O papo aqui versa sobre Nova York, a cidade que nunca dorme e nunca deixa dormir os que vivem atrás de bom som, bom visual, bom paladar, boas ingerências e bom papo.
A "D&C" deste mês dedica um especial à "Nova Nova York", defendendo que a cidade vive nos anos 00 o que a "swinging" Londres experimentou nos anos 60, uma explosão cultural que teve, tem e terá influência em tudo o que vai ser falado em música, estilo, artes, filmes e peças.
A revista inglesa é apenas um dos veículos que tem botado seu olho de novas tendências no circuito Manhattan-Brooklin, um ninho de festas underground que tem chamado atenção até de publicações sisudas, como a revista cult "New Yorker" ou o diário "The New York Times".
A "Download" se apropria só da parte musical que borbulha na cidade e sugere a caça urgente na internet de material relativo aos grupos The Rapture e Liars.
Esqueça os "velhos" Strokes e Yeah Yeah Yeahs! (Não esqueça, não! Estou brincando.) Rapture e Liars, de pegadas variadas, são duas da penca infindável de ótimas bandas que fazem suingar a tal nova Nova York.
Tirando os clubes de download de MP3, no site da Epitonic Records (www.epitonic.com) dá para pegar o extraordinário hit "House of Jealous Lovers", do Rapture, novo hino deste revival de pós-punk que dá um banho moderno em batidas da Gang of Four e levadas estilosas à Talking Heads. Art rock.
O Rapture, trio estabelecido em Nova York e que na verdade nasceu em São Francisco, nem álbum tem. Mas já lota clubes em Londres só por causa de duas músicas: a citada "House of Jealous Lovers" e o novo single, "Olio".
O novíssimo Liars, por conta do álbum "They Threw Us All in a Trench and Stuck a Monument on Top", que o mundo indie dos EUA conhece desde 2001 e é recém-lançado na Europa, já tem agenda cheia para o mês que vem. São shows em bares da Escócia a festivais na Alemanha, incluindo apresentações em Londres e Manchester, onde as bandas badaladas precisam muito justificar a fama. A capacidade deste quarteto fazer "barulho para dançar" pode ser medida pela audição de "Mr. Your on Fire Mr.", disponível (também) no site do grupo, www.liarsliarsliars.com.
Nova York, Nova York. Você quer ser parte dela? A internet te leva.
lucio@uol.com.br


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Artes cênicas: Festival de Rio Preto faz "mosaico" teatral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.