São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EXPOSIÇÃO

Projeto, que tem início hoje no Sesc Pompéia, discute rumos da região e apresenta programação variada

Sons da floresta ecoam em São Paulo


PEDRO IVO DUBRA
DA REDAÇÃO

Diversidade e extensão -predicados amazônicos- parecem ser o mote inspirador de "Amazônia br", projeto que tem abertura hoje para convidados no Sesc Pompéia, na São Paulo que faz o contraponto urbano de tamanho e variedade no país. A iniciativa, coordenada pelo médico infectologista Eugênio Scannavino Netto, é da ONG Saúde e Alegria.
Contando com participação de seis etnias indígenas e cerca de 70 conferencistas, o evento pretende, ao lado de programação cultural farta, suscitar novas discussões a respeito da região.
Oficinas, atrações musicais, mostras de filmes, literatura, exposições de moda e design e interação via internet complementam as atividades, que se estendem até 18 de agosto (leia destaques da programação das duas primeiras semanas no quadro ao lado).
Hoje, a partir das 20h, apresentam-se os músicos Junno, Naná Vasconcelos e Sebastião Tapajós. O poeta Thiago de Mello lerá seu poema "Os Estatutos do Homem". Para arrematar o encontro, índios da tribo Bororo demonstram rituais.
No Sesc Pompéia, quatro áreas temáticas repartirão o espaço, multiplicando suas atribuições. Na principal delas, com cenografia de Gringo Cardia, serão dispostas instalações que fazem referência à Amazônia. De mesma autoria é a "Vila Amazônica", que simula o cotidiano dos habitantes locais ao reproduzir casas típicas.
A moda também tem lugar dentro da programação. Com curadoria de Alexandre Herchcovitch, o segmento reúne roupas criadas com matéria-prima vinda da região amazônica, além de palestras e oficinas. O estilista mostra oito trabalhos confeccionados em látex. Um deles é exclusivo para o "Amazônia br".
Quanto ao núcleo de design, a organização fica por conta dos irmãos Fernando e Humberto Campana. Mostram-se na seção do projeto os produtos resultantes da parceria entre a comunidade e empresas e designers. Ao lado da exposição, acontecem, da mesma maneira que a moda, oficinas e palestras.


Texto Anterior: Artes cênicas: Festival de Rio Preto faz "mosaico" teatral
Próximo Texto: Panorâmica: Bowie edita reportagem sobre tropicália
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.