São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MODA

Com a presença da top model Gisele Bündchen, desfiles serão vistos por número recorde de jornalistas internacionais

SP Fashion Week começa e espanta o frio

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

A esperada edição de verão 2003 da São Paulo Fashion Week começa hoje, somente para convidados, no prédio da Bienal, no parque do Ibirapuera. São 38 desfiles, em seis dias, representando todos os estilos da moda brasileira, entre prêt-à-porter feminino e masculino, praia, streetwear e jeanswear. Interessados na temporada mais quente do ano, jornalistas e compradores estrangeiros emprestam tempero especial à salada fashion made in Brazil.
A supermodel Gisele Bündchen está aqui e deverá ser a estrela do primeiro dia de desfiles, com sua participação na Cia. Marítima, marca de moda praia para quem desfilou também no último verão.
É o nome mais forte dos castings, já que muitas modelos de carreira internacional não confirmaram até agora suas participações em desfiles por aqui. Entre as que desfilam em São Paulo estão Marcelle Bittar, Raquel Zimmerman, Jeisa Chiminazzo, Raica, Lu Curtis, Mariana Weickert e Adriana Lima (ainda não há confirmação da vinda de seu noivo, o rock star Lenny Kravitz, que caiu de paixão pela brasileira após um editorial para a revista "Vibe").
Se Ana Claudia Michels, Isabelli Fontana, Fernanda Tavares não vêm, a top model tcheca Karolina Kurkova sim. Ela estará no desfile de moda praia da nova Água Doce, a segunda marca da Cia. Marítima. Mas que os brasileiros se preparem: a loura Karolina é magra de fazer gosto, e deverá decepcionar os que esperam curvas à la Bündchen. Para acompanhar o badalado verão brasileiro, o evento contará com a maior delegação de jornalistas e compradores internacionais, de japoneses a australianos. O objetivo é passar do hype ao business, reforçando a exportação da moda brasileira.
Numa temporada que pretende também reforçar o segmento masculino, o estilista Fause Haten deverá chacoalhar a cidade com sua performance na quinta, ao meio-dia. Ele arma um babado fashion no pátio do Museu das Esculturas (Mube), em que modelos vão exibir sua nova linhas de cuecas no pátio externo do museu. Quem passar pela avenida Europa vai ver. A idéia deverá parar o trânsito. O desfile em si acontece lá dentro, e Fause é o único estilista a se apresentar fora do prédio da Bienal, que neste ano recebe ambientação por conta do artista plástico Mauricio Ianes.
Nas passarelas, deveremos ver um verão mais sensual e colorido, menos denso do que o inverno, que ainda foi mostrado sob os impactos dos ataques de 11 de setembro. Cor, leveza e alto astral são as palavras de ordem, e isso os brasileiros sabem fazer bem. Tufi Duek e sua Forum acionam na quinta o Carnaval como inspiração, em cenário de Joãosinho Trinta.
Até estrelas habitualmente dramáticas, como Alexandre Herchcovitch e Lino Villaventura, vêm mais brandos. "Vai ser tudo bem colorido. A coleção é bastante fresca, leve, bem-humorada. O cabelo e a maquiagem são bem naturais, com um pouco de cor no rosto e só", diz Herchcovitch. Para quem desfilou com modelos de rosto completamente rabiscado na última estação, é uma boa mudança. "Meu verão deve ter muito clara a imagem dos anos 20, mas não é um verão tropical", afirma Villaventura.
Outro desfile muito esperado, o de Reinaldo Lourenço, acontece amanhã sob o título "Uma Tarde em Santa Teresa", trazendo a feminilidade e o conforto do bairro carioca, juntamente com elementos mais fortes, como a inspiração na fotógrafa de guerra Lee Miller, com maiôs, vestidos e calças revelando-se sob uniformes.


Texto Anterior: Barbara Gancia: Kátia Fonseca faz gênero "apóstolo perdido"
Próximo Texto: Top model lança chinelo na SP Fashion Week
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.